VIDA URBANA
Mar avança na Baía da Traição e Governo decreta "emergência"
Cidade litorânea vem sofrendo com o “súbito e imprevisível” avanço do mar rumo à orla da cidade. Problemas acontecem desde 2000 e várias casas já foram destruídas.
Publicado em 10/02/2010 às 11:05
Da Redação
O Governo da Paraíba decretou nesta quarta-feira (10), por meio do Diário Oficial do Estado, estado de emergência em Baía da Traição, que nos últimos anos vem sofrendo com o “súbito e imprevisível” avanço do mar rumo à orla da cidade. O decreto diz que o “processo de erosão marinha” vem ameaçando bens e equipamentos de Baía de Traição e colocando em risco a vida dos moradores e dos turistas que passam pelo município.
Leia o decreto no Diário Oficial desta quarta-feira
Com o estado de emergência decretado, os órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil com sede na Paraíba poderão prestar apoio suplementar imediato à população e ao governo local, a partir de uma articulação com a Gerência Executiva Estadual de Defesa Civil.
O problema, ainda de acordo com o documento, afeta tanto o lado leste como o lado oeste da cidade. O primeiro recebe o impacto direto do mar, enquanto que o segundo é prejudicado durante as marés altas, quando o nível do rio Sinimbu se eleva e alaga várias outras partes da cidade. Tudo isto provoca “prejuízos financeiros e danos para os moradores da cidade.
Segundo o chefe de gabinete da Defesa Civil de Baía de Traição, Luís Pedro, “várias casas já foram destruídas devido ao avanço do mar e os moradores estão apreensivos com suas moradias”.
Ele destaca que a população local construiu “quebra-mar” para conter o avanço das águas, mas admite que este é “apenas um paliativo”. Os problema, ainda de acordo com Luís Pedro, já causa prejuízos desde 2000. “Mas a cada ano ele se agrava ainda mais”, lamentou.
A solução encontrada pela Defesa Civil de Baía da Traição é a construção de barreiras dentro do mar para desviar a rota da corrente marítima, mas para isto seria necessário a ajuda financeira do Governo Federal.
“Nós enviamos em outubro do ano passado um relatório para a Defesa Civil da Paraíba informando sobre o problema. Agora precisamos que o Estado solicite auxílio ao Governo Federal”, explicou, lembrando que a Defesa Civil de Baía da Traição foi criada a menos de um ano.
Comentários