VIDA URBANA
Marinha intensifica fiscalização
Para evitar acidentes no período carnavalesco, Capitania dos Portos irá fiscalizar embarcações e orientar condutores.
Publicado em 03/02/2012 às 6:30
De olho nos excessos cometidos durante o Carnaval, a operação 'Verão' da Marinha deve intensificar a partir deste final de semana a fiscalização de embarcações que utilizam a faixa litorânea da Paraíba. A preocupação da Capitania dos Portos é com o aumento do consumo de álcool durante as prévias e até o final do período carnavalesco, bem como com as outras regras que devem ser seguidas para a pilotagem segura de barcos, lanchas, jet-skis etc.
“Como o uso das embarcações de lazer cresce nesse período do ano, cresce também o número de ocorrências, principalmente devido ao consumo de álcool, mas mantemos constantemente equipes de fiscalização percorrendo as praias e rios do Estado. Esse trabalho será intensificado para o Carnaval”, garante o capitão dos Portos da Paraíba, Victor Jerônimo Buarque de Paula.
Durante a Operação Verão, a Marinha já vem prestando esclarecimentos aos frequentadores das praias de todo o Litoral da Paraíba e alertando sobre a proibição de conduzir embarcações sem habilitação, após ter ingerido bebida alcoólica, com excesso de passageiros e sem respeitar o limite mínimo de distância de 200 metros das praias.
“Para garantir um passeio seguro tanto para quem está pilotando ou a bordo de alguma embarcação - como barcos, lanchas, jet skis – é preciso respeitar algumas regras básicas de segurança no mar. Para isso temos dez mandamentos e estamos orientando a todos para tentar reduzir o número de irregularidades”, afirma o capitão dos Portos da Paraíba, Victor Jerônimo Buarque de Paula.
Além da manutenção correta da embarcação e da conservação de extintores de incêndio em bom estado e dentro da validade, bem como do material de salvatagem prescrito pela Capitania dos Portos, explica capitão Buarque, é preciso tomar medidas preventivas como respeitar a lotação máxima da embarcação e ter sempre a bordo coletes salva-vidas para todos os tripulantes.
Muito importante também, orienta o capitão de fragata, é informar o plano de navegação ao clube ou marina a que a embarcação estava aportada e, ao realizar o passeio, se preocupar em conduzir a embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes.
“E, se beber, passe o timão para alguém habilitado. Respeite a vida, seja solidário e preste socorro”, recomenda Buarque.
Comentários