icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Marinha intensifica fiscalização

Para evitar acidentes no período carnavalesco, Capitania dos Portos irá fiscalizar embarcações e orientar condutores.

Publicado em 03/02/2012 às 6:30


De olho nos excessos cometidos durante o Carnaval, a operação 'Verão' da Marinha deve intensificar a partir deste final de semana a fiscalização de embarcações que utilizam a faixa litorânea da Paraíba. A preocupação da Capitania dos Portos é com o aumento do consumo de álcool durante as prévias e até o final do período carnavalesco, bem como com as outras regras que devem ser seguidas para a pilotagem segura de barcos, lanchas, jet-skis etc.

“Como o uso das embarcações de lazer cresce nesse período do ano, cresce também o número de ocorrências, principalmente devido ao consumo de álcool, mas mantemos constantemente equipes de fiscalização percorrendo as praias e rios do Estado. Esse trabalho será intensificado para o Carnaval”, garante o capitão dos Portos da Paraíba, Victor Jerônimo Buarque de Paula.

Durante a Operação Verão, a Marinha já vem prestando esclarecimentos aos frequentadores das praias de todo o Litoral da Paraíba e alertando sobre a proibição de conduzir embarcações sem habilitação, após ter ingerido bebida alcoólica, com excesso de passageiros e sem respeitar o limite mínimo de distância de 200 metros das praias.

“Para garantir um passeio seguro tanto para quem está pilotando ou a bordo de alguma embarcação - como barcos, lanchas, jet skis – é preciso respeitar algumas regras básicas de segurança no mar. Para isso temos dez mandamentos e estamos orientando a todos para tentar reduzir o número de irregularidades”, afirma o capitão dos Portos da Paraíba, Victor Jerônimo Buarque de Paula.

Além da manutenção correta da embarcação e da conservação de extintores de incêndio em bom estado e dentro da validade, bem como do material de salvatagem prescrito pela Capitania dos Portos, explica capitão Buarque, é preciso tomar medidas preventivas como respeitar a lotação máxima da embarcação e ter sempre a bordo coletes salva-vidas para todos os tripulantes.

Muito importante também, orienta o capitão de fragata, é informar o plano de navegação ao clube ou marina a que a embarcação estava aportada e, ao realizar o passeio, se preocupar em conduzir a embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes.

“E, se beber, passe o timão para alguém habilitado. Respeite a vida, seja solidário e preste socorro”, recomenda Buarque.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp