VIDA URBANA
Material apreendido pela BPTran, em JP
Quase uma tonelada de material de campanha foi apreendida pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) só em João Pessoa.
Publicado em 08/10/2012 às 8:00
Quase uma tonelada de material de campanha foi apreendida pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) só em João Pessoa no período que compreende as 22h do sábado e as 17h de ontem. A informação é do tenente-coronel Paulo Sérgio, que afirmou que a unidade da Polícia Militar encontrou adesivos, santinhos, entre outras peças de divulgação sendo transportadas ilegalmente no final de semana.
Desde as 22h do sábado, quando passou a ser proibida a distribuição de qualquer material de campanha, até o final do período de votação, 12 equipes do BPTran fizeram rondas pela Grande João Pessoa, fiscalizando candidatos e eleitores.
Bandeiras, cartazes e faixas estão entre os objetos encontrados na ação, que englobou todo o Estado
“Fiscalizamos todos os bairros da capital, além das regiões do Litoral Norte e Sul, através de blitzes e rondas, verificando qualquer ocorrência de distribuição de material eleitoral ou de descumprimento à Lei Seca, que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nesse período. Temos ainda companhias em Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras, que ficaram responsáveis por esse trabalho no interior do Estado”, explicou o tenente-coronel.
Segundo dados do BPTran, três pessoas foram encaminhadas à delegacia em decorrência de algum crime eleitoral desde sexta.
“As pessoas flagradas entregando algum material estão sendo conduzidas ao Ronaldão, onde estão sendo autuadas. Do contrário, se não houver o flagrante, nosso procedimento é de apenas reter o material”, disse.
Além do material publicitário encontrado, 34 veículos foram apreendidos deste sexta-feira por estarem com alguma irregularidade, seja por excesso de adesivagem ou por permanecer mais de 30 minutos parado próximo a algum dos pontos de votação da cidade, cujo único caso registrado durante o dia de ontem foi na Escola Estadual José Lins do Rego, no Cristo Redentor. No sábado, um carro foi recolhido por suspeita de compra de votos e, no domingo, apenas um foi apreendido.
“Estamos parando as pessoas que estão com mais de 50% do veículo adesivado, solicitando que o excesso seja retirado e aplicada a multa. Como o trabalho de conscientização foi muito intenso nos últimos 90 dias, não temos tido muito problema com isso. No geral, tivemos eleições muito tranquilas”, acrescentou.
Além das operações Lei Seca e Voto Seguro, o BPTran reforçou as blitzes convencionais em virtude da movimentação do dia de eleição.
Comentários