VIDA URBANA
Maternidade esclarece grávidas
Maternidade Cândida Vargas realiza série de ações para incentivar o parto natural entre as gestantes.
Publicado em 26/07/2012 às 6:00
Para incentivar o parto normal, a Maternidade Cândida Vargas, na capital, implantou ações para humanizar o tratamento e esclarecer as vantagens e desvantagens dos dois tipos de partos. Referência no atendimento a casos de alta complexidade, a instituição realiza em média 650 partos por mês. Deste total, 52% são cesáreas. “Esse percentual é de partos complexos e que não podem ser feitos por via vaginal. Nos demais casos, procuramos conscientizar as pacientes a ter o filho de forma natural”, explica a diretora da maternidade, Ana de Lourdes Fernandes.
Ela acrescenta que a conscientização das pacientes sobre os benefícios do parto natural já começam nos exames pré-natal.
“Elas são acompanhadas por psicólogas, assistentes sociais, fisioterapeutas e doulas voluntárias, que ensinam exercícios e trabalham o lado emocional das pacientes, de forma a reduzir o medo”, acrescentou.
“Em muitos casos, as gestantes estão com medo, assustadas, com uma gravidez indesejada e sofrendo por causa do desamparo da família. Nossa intenção é fazer o acolhimento para tranquilizar e passar a segurança para a mãe. Quando conseguimos isso, ela vai muito mais segura para o parto e supera a dor com mais facilidade”, destacou Ana de Lourdes.
O JORNAL DA PARAÍBA tentou contato por telefone, até o fechamento desta edição, com o presidente da Associação Paraibana de Hospitais, para ele comentar o assunto, mas não obteve sucesso.
Comentários