icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Médica cubana tem 48 horas para se reapresentar

Médica atuava na cidade de Triunfo e deixou a cidade sem dar maiores explicações.

Publicado em 03/07/2014 às 8:56 | Atualizado em 05/02/2024 às 11:08


Uma médica cubana, integrante do programa Mais Médicos, do governo federal, está desaparecida da cidade de Triunfo, no Sertão paraibano, há quase 15 dias. Ana Olga Del Arco Perez, alergologista, deixou a cidade no dia 18 de junho, véspera do feriado de Corpus Christi, dizendo que passaria o final de semana em João Pessoa, mas não retornou. Na última segunda-feira, ela ligou para uma colega de trabalho e disse apenas que estava bem e não voltaria mais. Ao ser comunicado sobre o fato, o Ministério da Saúde (MS) informou que a médica tem 48 horas para se reapresentar ou terá sua licença cancelada.

O prefeito de Triunfo, Damísio Mangueira, disse que a profissional pediu ao motorista da prefeitura que a deixasse na rodoviária de Cajazeiras, onde ela iria embarcar para João Pessoa e só retornaria na véspera de São João. “Ela disse que ia passar o feriado lá e depois voltaria, mas pode ser que ela já tenha se programado para ir embora antes, pois há dois ou três meses ela pediu para passar uns dias fora, ninguém sabe onde”, relatou.

Depois de viajar e não atender às ligações da Secretaria de Saúde, a cubana só voltou a entrar em contato com a secretária no dia 25, alegando que estava com problemas pessoais e precisaria de mais dois dias para voltar. Passado o prazo, Ana Olga não atendeu mais as ligações e só no dia 30 entrou em contato com outra médica cubana que atua na cidade, disse que estava bem, mas que não poderia dizer onde estava e não voltaria mais. Além dela, outras duas cubanas atuam na cidade.

PROVIDÊNCIAS
O desaparecimento de Ana Olga foi comunicado pela prefeitura à Comissão do Mais Médicos na Paraíba. Segundo Talita Lira, integrante da comissão, o caso será analisado pelo MS, responsável pelos médicos participantes. “Temos 260 profissionais do Mais Médicos atuando na Paraíba. Destes, 147 cubanos, e até então nenhuma situação parecida havia ocorrido no Estado”, afirmou.

Já o MS informou, através de assessoria, que recebeu o comunicado oficial sobre o desaparecimento da médica e hoje ela será notificada, através de publicação no Diário Oficial da União. Ana Olga terá 48 horas para comparecer ao local de trabalho ou justificar a ausência. Caso isso não ocorra, a licença dela para atuar em Triunfo será cancelada e um novo profissional será enviado para a cidade.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp