VIDA URBANA
Medicamento indicado contra gripe suína chega a João Pessoa
Estas 200 cápsulas de Oseltamivir são suficientes para tratar 20 pessoas. O número é considerado ideal para um estado em que não há casos confirmados da doença.
Publicado em 04/05/2009 às 12:03
Da Redação
Já está em João Pessoa 200 cápsulas do remédio enviados pelo Ministério da Saúde à Secretaria Estadual de Saúde (SES) para tratar possíveis casos de pessoas infectadas pelo vírus influenza a(H1N1), que ficou conhecido como a gripe suína, vinda do México. Na Paraíba, haviam dois casos sendo monitorados, mas as duas pessoas doentes já foram liberadas.
Nova gripe já tem mais de mil casos, diz Organização Mundial da Saúde
Estas 200 cápsulas de Oseltamivir, conhecido comercialmente como Tamiflu, são suficientes para tratar 20 pessoas. Número considerado ideal para um estado em que não há sequer casos suspeitos da doença. Mas, segundo Cleane Toscano, gerente executiva de vigilância em saúde, da SES, caso seja necessário, o Ministério está pronto para enviar mais remédio ao estado.
Os remédios já foram enviados ao Hospital Universitário (HU) de João Pessoa, tido como referência para tratamentos desse porte. "Os médicos já sabem como usar o remédio e em que situações devem usá-lo. Mesmo assim, ainda aguardamos do Ministério um protocolo com instruções de uso e aplicação", explicou Cleane.
Dois casos foram monitorados na Paraíba. Um professor de 31 anos apresentou sintomas e teve contato com americanos nos últimos dias foi internado no HU, em João Pessoa, e ficou em observação. Foram feitos exames e dados coletados foram enviados para o Pará, onde os testes definitivos foram feitos e a gripe suína descartada. Ele recebeu alta no sábado.
No outro caso, uma babá que chegou dos Estados Unidos com febre foi internada no Hospital de Regional de Patos e ficou isolada durante o fim de semana. Segundo informações do hospital, a paciente continua internada, mas seu estado de saúde é estável. Ela continua sendo monitorada.
Comentários