VIDA URBANA
Medicina alternativa gratuita
Terapias alternativas serão ofercidas pelo SUS em Centro Especializado, inaugurado pela PMJP nesta sexta-feira (31).
Publicado em 01/09/2012 às 6:00
A população da capital agora pode ter acesso gratuito a terapias de medicina alternativa como acupuntura, yoga, cromoterapia e reiki através do Sistema Único de Saúde (SUS). Serão ao todo 25 atividades oferecidas no Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cpics), inaugurado ontem pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Os serviços serão prestados diariamente das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira, no espaço Equilíbrio do Ser, localizado na Avenida Sérgio Guerra, bairro dos Bancários.
A oferta de terapias alternativas vem sendo testada há três meses no Hospital do Valentina, onde 2.500 pessoas já foram beneficiadas. A diretora geral do Cpics, Andréa Carrer, afirma que a expectativa é de quem sejam atendidas mais de mil pessoas por mês. “Ainda não é possível fazer um cálculo exato de atendimento porque a demanda será espontânea, ou seja, as pessoas tomarão a iniciativa para nos procurar. O Equilíbrio do Ser funcionará em três turnos, com mais de 20 terapeutas, então acredito que estamos prontos para dobrar ou até triplicar o atendimento registrado no Hospital do Valentina”, assegura Andréa.
Foram investidos R$ 3 milhões na instalação do espaço. O serviço é viabilizado através do SUS e seu acesso é inteiramente gratuito.
Comentários