VIDA URBANA
Meninos começaram a receber vacina contra HPV na PB
Em CG, vacinação começou ontem. Em JP começa dia 16 de janeiro.
Publicado em 03/01/2017 às 11:09
Meninos na faixa etária de 12 a 13 anos já podem ser vacinados contra o Human Papiloma Vírus (HPV) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nos postos de vacinação de todo o país. Até o ano passado, esta imunização era feita apenas em meninas. Em Campina Grande, estima-se que sejam vacinados pouco mais de 7 mil meninos. Em João Pessoa, as vacinas estarão disponíveis a partir do dia 16 de janeiro e ainda não há estimativa de quantos meninos serão vacinados.
Em Campina Grande, a vacinação foi iniciada na segunda-feira (2). De acordo com a coordenadora de Imunização do município, Miralva Cruz, as vacinas estão sendo aplicadas em seis Centros de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's). A estimativa é que sejam vacinados poucos mais de sete mil meninos e a novidade esse ano é que as meninas de 14 anos também vão poder se vacinar. Os meninos podem se vacinar das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, levando o cartão de vacinação.
Já em João Pessoa, as vacinas serão disponibilizadas no Centro Municipal de Imunização, no bairro da Torre, nas Unidades de Saúde da Família e nas Unidades Básicas de Saúde, ao todo são 100 salas de vacinação. O início da vacinação está previsto para o dia 16 de janeiro, conforme a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde. A secretaria alertou para a importância de ir se vacinar, tendo em vista que o período de férias resulta na baixa procura pela vacina.
De acordo com o Ministério da Saúde , a expectativa é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos em 2017, em todo o Brasil. Para isso, foram adquiridas seis milhões de doses, ao custo de R$ 288,4 milhões. Ainda de acordo com o MS, não haverá custos extras para a pasta, já que no ano passado, com a redução de três para duas doses no esquema vacinal das meninas, o quantitativo previsto foi mantido, possibilitando a vacinação dos meninos.
A estimativa do Ministério da Saúde é que 500 mil adolescentes meninas não tomaram ou não completaram a segunda dose da vacina. Até o ano passado, a faixa etária para o público feminino era de 9 a 13 anos. Desde a incorporação da vacina no Calendário Nacional, em 2014, já foram imunizadas 5,7 milhões de meninas com a segunda dose, completando o esquema vacinal. Este quantitativo corresponde a 46% do total de brasileiras nesta faixa etária.
Comentários