icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Menos crimes contra bancos

Dados divulgados pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (7) apontam para uma redução de 19,6% nos crimes contra bancos no Estado.

Publicado em 08/01/2013 às 6:00


Os crimes contra instituições bancárias tiveram uma redução de 19,6% na Paraíba em 2012. O número foi divulgado na reunião realizada ontem, no Palácio da Redenção. De acordo com os números anunciados pelo governo do Estado, foram registrados 45 crimes contra bancos em toda Paraíba no ano passado. Já em 2011, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) registou 56 delitos do tipo.

Além da redução de roubos a bancos, houve queda também nos números de crimes contra vida e mulheres. Nos dados revelados pelo governo da Paraíba, os registros de Crimes Violentos Letais Individuais (CVLI), ou seja assassinatos, diminuíram 8,2%, passando de 1.680, em 2011, para 1.542 no ano passado. Ainda segundo o governo do Estado, esta é a primeira vez em 10 anos que o número de homicídios teve um declínio. Outro dado muito importante registrado também no ano passado é que em 69 municípios paraibanos não houve ocorrência de crimes contra a vida.

Os CVLI contra as mulheres diminuíram 4,8%. Em 2011, as mortes registradas pela polícia chegaram a 146. No ano passado, este número decaiu para 139 homicídios contra mulheres.

ARMAS E DROGAS
Os dados divulgados também apontaram aumento nas apreensões de armas de fogo e drogas. Analisando os números revelados, o Instituto de Polícia Científica na Paraíba (IPC) recebeu 2.179 armas em 2011. Este número passou para 2.736 no ano passado.

A quantidade de drogas apreendidas também cresceu em 2012. Passou de 471,883 quilos, em 2011, para 687,730 quilos no ano passado. O aumento no quantitativo de entorpecentes confiscados pela polícia foi de 45,7%.

O governador Ricardo Coutinho destacou que o investimento feito na segurança pública como o responsável pelos bons números apresentados ontem. De acordo com ele, a instalação das Unidades de Polícia Solidária em áreas tidas como violentas e as ações conjuntas entre as polícias Militar e Civil contribuíram para a redução.

“Nós não queremos comemorar, nem celebrar a redução dos índices de violência na Paraíba. Nós queremos é compartilhar com o cidadão os bons números que tivemos. Acredito que estaremos entre os primeiros estados do Nordeste em declínio de CVLI. Além disto, iremos implementar este ano a instalação de câmeras de seguranças, que vão auxiliar tanto a fiscalização do trânsito nas cidades, como o policiamento nas ruas. As primeiras devem ser instaladas na extensão da avenida Tancredo Neves até o bairro de Mandacaru e na avenida Beira Rio até as imediações do Espaço Cultural”, finalizou o governador do Estado.

O secretário de Seds, Cláudio Lima, afirmou que o plano da sua pasta para 2013 é qualificar e planejar as ações que serão realizadas durante o ano. “Nós estamos dentro de uma política de segurança que vem dando certo. Então vamos melhorar ainda e qualificar ainda mais nossas ações para que estes números possam estar ainda menor no ano que vem”, disse o secretário.

Além do governador Ricardo Coutinho e o secretário de Segurança Pública, estiveram presentes os representantes do comando das polícias Militar e Civil e dos Bombeiros.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp