VIDA URBANA
Menos de 50% da população de João Pessoa cumpre as medidas de isolamento social
Ao menos 37 bairros da capital, que equivale a 57,8% do total das localidades, possuem casos de Covid-19.
Publicado em 16/04/2020 às 15:06 | Atualizado em 17/04/2020 às 7:24
Mesmo com as orientações dos órgãos de saúde para que a população cumpra as medidas de isolamento social, eficazes no combate à proliferação do novo coronavírus, apenas 47% dos moradores de João Pessoa estão respeitando o período de quarentena. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (16) pela Prefeitura Municipal da capital, que também informou sobre medidas de reforço à quarentena.
Conforme a pesquisa, que é fruto de uma parceria da PMJP com a startup pernambucana InLoco, o bairro de João Pessoa que apresentou o menor índice de isolamento social foi Paratibe, com apenas 33,9% da população ficando em casa, enquanto o bairro Portal do Sol demonstrou a maior incidência de distanciamento social, com pelo menos 69,1% da população respeitando as medidas de quarentena.
O Ministério da Saúde recomenda que pelo menos 70% da população das cidades brasileiras com incidência crescente de casos de Covid-19 fiquem em casa. De acordo com a secretária de Planejamento, Daniella Bandeira, a partir do levantamento será possível desenvolver iniciativas para conter os focos de aglomeração na capital paraibana, que soma até esta quinta tem 124 casos confirmados de Covid-19.
“O sistema de monitoramento vai nortear novas ações preventivas para o enfrentamento do novo Coronavírus. Um núcleo de inteligência será montado na Secretaria de Planejamento, dando respostas às demais secretarias sobre o cumprimento, ou não, da medida de isolamento social, preconizada pelo Ministério da Saúde e adotada em vários países”, comentou Daniella Bandeira.
As contaminações pelo novo coronavírus na capital já foram registradas em pelo menos 37 bairros, o que representa 57,8% do total de localidades. Dada a gravidade do cenário, a PMJP vai intensificar o monitoramento de aglomerações a partir do uso de carros de som com conteúdo explicativo sobre as consequências da pandemia, e de drones que vão sobrevoar a região e identificar possíveis áreas com quantidade elevada de pessoas.
Comentários