VIDA URBANA
Menos de um ano de estudo
Dos 2.119.000 habitantes com mais de 25 anos de idade do Estado, 27,6%, não tem instrução ou estudou por menos de um ano.
Publicado em 22/09/2012 às 6:00
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2011 (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ainda constatou que parte da população adulta da Paraíba não tem instrução ou estudou por menos de um ano. Dos 2.119.000 habitantes com mais de 25 anos de idade do Estado, 27,6% estão nessa situação. Outros 14,7% frequentaram a escola entre um e três anos; 21,4% estudaram durante 4 ou 7 anos e 6,2% só se dedicaram aos livros durante 8 anos. Em contrapartida, 4,4% da população passou entre 9 e 10 anos comparecendo à escola; 16% durante 11 anos e 9,6% ultrapassaram os 12 anos de estudos.
Para a gerente de Ensino Infantil e Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Aparecida de Fátima Uchoa, a queda no analfabetismo é consequência direta das políticas públicas adotadas pelo governo. Ela acrescenta que o projeto de Educação de Jovens e Adultos, que atende moradores de todas as cidades do Estado, foi o principal responsável pelo aumento da população alfabetizada.
Além dessa ação, outra iniciativa que está melhorando o acesso à escrita e leitura é o Programa Primeiros Saberes, criado para garantir a alfabetização de crianças com até 10 anos. “Com esse programa, fazemos um monitoramento maior do desenvolvimento do aprendizado dos alunos. Os professores fazem planejamentos semanais que ajustam as aulas à necessidade do aluno. Além disso, os docentes participam de cursos de formação continuada”, detalha.
Comentários