icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Mesmo com ciclovias, ciclistas preferem andar entre carros

Ciclistas alegam que carros estacionados no local e buracos atrapalham a circulação.

Publicado em 11/11/2008 às 13:44

Da Redação

Os motoristas que passam pela Avenida Tancredo Neves, no bairro Mandacaru, em João Pessoa, precisam driblar ciclistas que insistem em andar entre os carros ou na borda da avenida, mesmo que a avenida possua uma extensa área de circulação exclusiva para bicicletas. No entanto, ciclistas alegam que buracos e carros estacionados os impedem de andar pelo local e que isto justifica o risco que eles correm.

Os ciclistas Rafael Santos e Maurício Matias, flagrados andando entre os carros, do lado externo da ciclovia, admitiram que mesmo correndo perigo preferem andar na avenida. A menos de um metro da área de circulação exclusiva de bicicletas, os dois rapazes dizem que buracos e carros estacionados dificultam a circulação e mesmo nos trechos livre preferem não utilizar a ciclovia. “É perigoso, mas preferimos andar por aqui”, diz Rafael acrescentando não tem medo, mesmo sabendo que pessoas conhecidas já sofreram acidentes por andar entre os carros.

Para o funcionário de um mercadinho da região a culpa não é somente dos ciclistas. “Não sei quem é o culpado. Infelizmente o erro está dos dois lados, porque os motoristas estacionam na ciclovia”, diz Arnaldo Dantas. Arnaldo conta ainda que quem passa pela avenida às 6h da manhã vê inúmeros ciclistas andando entre os carros e ressalta que neste horário não existem carros estacionados na via exclusiva.

O agente da STTrans, Jamerson Cavalcanti, conta que por causa da imprudência dos ciclistas e da da alta velocidade com que os carros trafegam, vários acidentes acontecem no local. Apesar dos buracos e carros estacionados, Jamerson diz que não há obstáculo que impeça a passagem dos ciclistas. Jamerson disse que em média, uma vez por semana acontece um acidente na região.

Mas há quem prefira a segurança, mesmo enfrentando as condições ruins que se encontra a via. É o caso de Arlan Melo, que todos os dias passa pelo local para ir ao trabalho. “Só ando na ciclovia, porque aqui não é perigoso”, diz.

A reportagem do Paraíba 1 se deparou ainda com um motorista que estacionou o carro no meio da ciclovia, atrapalhando a passagem dos ciclistas. Questionado sobre porque estava no local, o motorista disse que já estava saindo e retirou o carro.

Código de trânsito

O artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro diz que nas vias urbanas de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via.

E o artigo 255 do CTB pune os ciclistas que infringirem a lei com multa de R$ 85,13 (infração média) e remoção da bicicleta. Neste caso a bicicleta só será devolvida após o pagamento da multa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp