icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Mesmo sem casos confirmados na PB, universidades adotam medidas contra coronavírus

UFPB suspendeu edital de programa de intercâmbio, e UEPB criou um Grupo de Trabalho para discutir o assunto.

Publicado em 12/03/2020 às 17:56 | Atualizado em 13/03/2020 às 14:34


                                        
                                            Mesmo sem casos confirmados na PB, universidades adotam medidas contra coronavírus
(Foto: Gabriel Costa/Arquivo Pessoal)

				
					Mesmo sem casos confirmados na PB, universidades adotam medidas contra coronavírus
Ashkan Forouzani/Unsplash. Ashkan Forouzani/Unsplash

Apesar de não haver nenhum caso confirmado de coronavírus no estado, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou algumas restrições iniciais para prevenir uma possível proliferação da doença nos campi da instituição. Além da UFPB, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) também informou que está atenta aos desdobramentos da pandemia, e monitora a situação de estudantes que estão em intercâmbio. Até esta quinta-feira (12), as atividades acadêmicas de todas as instituições de ensino superior públicas da Paraíba seguem acontecendo normalmente.

Em nota, a UFPB suspendeu temporariamente o processo seletivo do Programa de Mobilidade Internacional (PROMOBI), que promove o intercâmbio de alunos ao exterior. A instituição também recomendou que professores, estudantes, pesquisadores e funcionários evitem viagens à países que declararam surto do novo coronavírus, e criou uma comissão responsável por coordenar ações referentes ao coronavírus, formada por professores do Centro de Ciências Médicas e do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). 

Já a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou uma solicitação emergencial de compra de álcool em gel para que a higienização de alunos dos cursos de saúde, como enfermagem e farmácia, que possuem contato direto com pacientes das clínica escolas, seja mais frequente. De acordo com a Pró-reitora de gestão administrativa, Eliana Maia, a instituição recomendou o reabastecimento contínuo de sabão em todos os banheiros dos campi, e os funcionários de serviços gerais também foram orientados a aumentar a limpeza dos corrimãos das escadas e de outros locais de fácil acesso.

A UEPB também criou um Grupo de Trabalho para tratar de assuntos relacionados ao coronavírus, e monitora a situação de quatro estudantes que estão na Espanha pelo Programa Mobilidade Internacional (PROMIN) da instituição. Conforme a Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRi), os alunos têm sido contatados frequentemente tanto por eles quanto pela Universidade de Granada. O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está em Brasília, numa reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior, a Andifes, onde deve tratar de assuntos referentes à Covid-19. 

Coronavírus na Paraíba

Subiu para 10 o número de casos notificados pela Secretaria de estado da Saúde como suspeitos de coronavírus na Paraíba, nesta quinta-feira (12). São três a mais do que foi registrado no último boletim divulgado pelo órgão, nesta quarta-feira (11). Os novos casos são de três mulheres, duas com histórico de viagem ao Estados Unidos e uma delas para a Europa. Segundo o boletim da SES, O caso mais grave é da mulher, de 35 anos, moradora de Cabedelo, na Grande João Pessoa, com histórico de viagem para Europa. Ela está em observação em hospital privado com quadro de pneumonia.

Plano

A Paraíba possui um plano estadual para notificação e assistência para o Covid-19, elaborado desde o fim de Janeiro e amplamente divulgado entre profissionais de saúde da Rede Pública e Privada de todo o estado. O Centro Operacional de Emergências em Saúde Pública – COE Estadual – realiza avaliação das ações executadas e desencadeia encaminhamentos para o fortalecimento da identificação dos casos, de acordo com definição.

As unidades de referência para atendimento de casos prováveis do Covid-19 são: o Hospital Clementino Fraga e Hospital Universitário Lauro Wanderley, sendo este último para pacientes da pediatria, em João Pessoa e o Hospital Pedro I, em Campina Grande. Eles devem receber os casos suspeitos, após regulação médica.

Sob orientação de Jhonthan Oliveira*

Imagem

Bruna Couto

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp