VIDA URBANA
Meteorologia alerta para perigo potencial da baixa umidade relativa do ar no Sertão
Órgão emitiu comunicado para cidades paraibanas afetadas pelo fenômeno.
Publicado em 12/07/2016 às 15:39
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta sobre o perigo potencial envolvendo a ocorrência de baixa umidade relativa do ar no Sertão do Estado nesta terça (12) e quarta-feira (13). De acordo com o comunicado do órgão, neste período, a umidade pode ficar entre 30% e 20%. O índice é menos da metade do registrado em João Pessoa, nesta terça-feira, com 65% de umidade relativa do ar.
Conforme o meteorologista do INMET, Ednaldo Correia de Araújo, o fenômeno deve atingir cidades como Patos, Sousa e São Gonçalo. "Até abaixo de 20% pode dar. Nessa época do ano, isso é normal, mas não deixa de ser prejudicial, principalmente para crianças e idosos", afirmou.
"Apesar de o nordestino já conviver com isso, precisamos emitir esse aviso meteorológico para que as Defesas Civis fiquem em alerta, as escolas tomem providência. No Sertão, de acordo com nossas previsões, a temperatura deve chegar a 40 ºC até o final do ano", acrescentou o meteorologista.
Segundo o otorrinolaringologista, Josemar Soares, a baixa umidade relativa pode acarretar problemas como rouquidão, tosse, e o agravamento de processos alérgicos como a asma. "A baixa umidade ocasiona o ressecamento das vias superiores, fragilizando as mucosas dessa região e facilitando o processo inflamatório", explicou.
Para quem deseja evitar transtornos decorrentes do clima seco, o médico faz algumas recomendações. "Hidrate-se bastante, sobretudo com sucos de frutas cítricas, com vitamina C, e alimente-se bem. Umidificadores de ar ou colocar recipientes com água no ambiente também são recomendados", ressaltou.
Comentários