VIDA URBANA
'Método Canguru' salva vida de bebês prematuros
Apenas bebês prematuros com peso inferior a 2,5kg participam do método que é oferecido nas maternidades públicas da capital.
Publicado em 19/02/2012 às 12:41
O contato pele a pele e a troca de calor diretor com o corpo da mãe estreitam os laços entre mãe e filho e contribuem para a recuperação de bebês que nascem prematuros. O 'Método Canguru' oferece estas oportunidades ao proporcionar que o bebê prematuro fique 24h do dia coladinho ao peito da mãe. Apenas bebês prematuros com peso inferior a 2,5kg participam do método que é oferecido nas maternidades públicas da capital.
A enfermeira coordenadora do Método Canguru na maternidade Frei Damião, Mayra Melo explicou que o método pode ser iniciado ainda na UTI neonatal e depois indo o bebê para a enfermaria canguru. O principal objetivo é o ganho de peso. O método também ajuda no desenvolvimento do sistema imunológico do bebê.
Luiz Eduardo nasceu com 8 meses de gestação, o que deixou a mamãe Priscila Maria preocupada com o desenvolvimento da criança. “Eu já vejo resultados positivos, percebo que ele está ganhando peso e posso ficar com o meu filho todas as horas do dia”, disse.
Todos os familiares podem fazer o 'Método Canguru' com o bebê. A pediatra coordenadora do método, Fátima Paiva, disse que a participação do pai e outros familiares é essencial para a recuperação do bebê.
Comentários