VIDA URBANA
Mídias sociais da PMJP ajudam a resolver problemas na cidade
Prefeitura tem contas em redes sociais como Twitter, Facebook, YouTube e Flickr e ainda planeja o lançamento de um portal.
Publicado em 24/03/2011 às 18:42
Da Redação
Com Secom-JP
Aproximar mais a população pessoense da administração municipal e conhecer melhor como as pessoas vêem a cidade. Esse foi um dos motivos que levou a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) a investir, a partir de junho de 2009, de forma mais intensa nas mídias sociais e rapidamente se fazer presente em “espaços online” como Twitter, Facebook, YouTube e Flickr.
Uma das primeiras prefeituras da Paraíba a se “instalar” neste tipo de mídia, a Prefeitura de João Pessoa conta hoje com uma equipe “informal” de milhares de colaboradores. “No Twitter, por exemplo, temos uma demanda de 30 solicitações diárias, mas em épocas de chuva ou próximo ao pagamento da taxa de IPTU, quando as dúvidas e as reivindicações aumentam, as solicitações passam tranquilamente de 50 por dia”, revela Flávio Mendes, coordenador de Mídias Sociais da Secretaria de Comunicação.
As pessoas em geral usam o microblog para fazer alguma reclamação ou reivindicação sobre seu bairro e todas são encaminhadas para os órgãos competentes. Depois, quando estes órgãos têm uma posição oficial sobre o assunto, os autores são avisados do que ficou definido.
Um dos casos mais emblemáticos desta troca de informação entre Prefeitura e população, aconteceu no ano passado. Um internauta falou da existência de um buraco na giratória que fica embaixo do Viaduto do Cristo. O setor competente foi avisado e o problema foi resolvido em menos de 24h. “Técnicos da Prefeitura foram ao local, perceberam que o buraco de fato poderia provocar acidentes e rapidamente recapearam a pista”, comemora Flávio.
Para o professor Gustavo Sousa, um recorrente colaborador da PMJP pelo Twitter, as mídias sociais facilitaram o acesso da população ao poder público. “Sempre fui uma pessoa muito participativa, mas nem sempre sabia como ter acesso aos responsáveis por determinada área. As mídias sociais, portanto, são canais abertos que todo mundo pode estar presente. Reclamar e participar do dia a dia da cidade ficou mais fácil”, avalia, destacando que normalmente ajuda com sugestões para melhorar o trânsito de João Pessoa.
As outras redes em que a PMJP está presente são usadas para fins específicos, que também melhoram a transparência e o fluxo de informações com a Prefeitura. Na página da Prefeitura no Facebook, por exemplo, são publicadas de forma atualizada todo o calendário de eventos e no Youtube são postados vídeos com reportagens da TV Cidade e com campanhas de conscientização. Já o Flickr serve como ferramenta para a imprensa, que tem acesso a fotos em alta resolução de todos os eventos da administração municipal.
Novo Portal
Em breve, a interação proporcionada pela PMJP vai chegar também no novo portal da Prefeitura, que vai ser inaugurado nas próximas semanas e que ganhará um maior espaço para colaboração do pessoense.
A ideia, ainda de acordo com o coordenador de Mídias Sociais, Flávio Mendes, é estimular a população a enviar, por exemplo, vídeos e fotos sobre a cidade. “Queremos estimular a produção coletiva de galerias temáticas, que vão nos mostrar como o cidadão vê sua cidade”, explica. As pessoas poderão também enviar sugestões de pauta a serem desenvolvidas pela equipe de jornalismo da Secretaria de Comunicação ou apresentar curiosidades e novidades sobre seu bairro ou comunidade.
Comentários