icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Minerais do semiárido serão usados para produção de bijuterias

Coogarimpo vai estimular produção e comercialização das peças.

Publicado em 12/11/2016 às 14:00

Uma cooperativa que reúne garimpeiros da cidade de Nova Palmeira, no Seridó do Estado está se preparando para produzir bijuterias à partir dos recursos minerais extraídos no semiárido paraibano. As peças serão desenvolvidas pelos integrantes da Cooperativa dos Garimpeiros de Noiva Palmeira (Coogarimpo) para comercialização em toda a região. As peças vão de pingentes com referências a santos que serão comercializadas nas festas religiosas da região, a pequenas bijuterias feitas a partir de rochas ornamentais como a calcedônia, que são cristais coloridos de quartzo encontrados em abundância na região.

A Coogarimpo tem apoio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó, e Curimataú (Procase), que está oferecendo apoio para o inicio da comercialização com capacitações dirigidas à extração dos minérios e a forma sustentável do uso dos recursos naturais.

Segundo o consultor ambiental do Procase, Thiago Silva, para que se iniciem os trabalhos, algumas adequações na fábrica de bijuteria estão sendo finalizadas de acordo com a exigência ambiental. “Para que tudo seja produzido de forma responsável e sustentável, serão finalizadas adequações na infraestrutura da fábrica, a principal delas será a construção de uma estação de tratamento de efluentes industriais, pois existe a produção de um resíduo formado por óxido de cobre, óxido de alumínio e pó mineral, todos elementos contaminantes. Precisamos garantir que estes sejam destinados corretamente para atender a legislação ambiental”, disse.

Em reunião ocorrida esta semana entre a direção da Coogarimpo e representantes da secretaria da Infraestrututura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (SEIRHMACT), representada pelo Departamento de Recursos Minerários e Hidrogeologia (DRMH), Sebrae-PB e Procase, foram discutidos os pontos necessários ao inicio da produção. Os profissionais do Sebrae darão suporte técnico através de cursos sobre marketing e estratégia de vendas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp