VIDA URBANA
Ministério da Saúde não detecta irregularidades no Juliano Moreira
Segundo Marcelo Kimati, o que se viu nesta inspeção não foi muito diferente do constatado na última visita do orgão no Juliano Moreira, em 2007.
Publicado em 29/07/2010 às 14:57
Da Redação
Com Secom-PB
O secretário estadual de Saúde, José Maria de França, esteve reunido, na manhã desta quinta-feira (29), com o representante do Ministério da Saúde, Marcelo Kimati. Após a vistoria, no Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, em João Pessoa, o ministério não detectou as irregularidades denunciadas.
A visita e a reunião apontaram, segundo o representante do Ministério, uma boa evolução do processo de investigação das denúncias anônimas publicadas na imprensa, que relataram que os pacientes do Complexo estariam sendo agredidos e estuprados por funcionários do local. Segundo Marcelo Kimati, o que se viu nesta inspeção não foi muito diferente do constatado na última visita do orgão no Juliano Moreira, em 2007.
O Ministério da Saúde afirmou que continuará acompanhando a evolução da investigação coordenada pelo Ministério Público do Estado, com a participação da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Direitos Humanos e outros órgãos fiscalizadores do Estado.
Na visita ficou acordado que a Secretaria de Estado da Saúde iniciará um processo de ampliação da rede substitutiva em saúde mental, em parceria técnica com a Coordenação Nacional de Saúde Mental, que incluirá:
1.A curto prazo, a mudança do Caps AD Estadual, em João Pessoa, para Caps AD 24 horas;
2. A médio prazo, a abertura de casas de acolhimento transitório, também na Capital;
3. Abertura de leitos de atenção integral, em hospital geral para usuários de álcool e drogas;
4. Abertura de Caps AD regionais no interior do Estado.
Todas estas medidas se encontram em consonância com a Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas e ocorrerão com o apoio técnico da Coordenação de Saúde Mental.
Comentários