VIDA URBANA
Ministério inspeciona o Juliano Moreira para apurar denúncias de maus tratos
Ministério da Saúde determinou a vinda de um técnico para acompanhar a investigação do MP e dos conselhos profissionais.
Publicado em 26/07/2010 às 11:43
Da Redação
Com informações da assessoria do vereador Bira
Após as denúncias divulgadas na imprensa de que pacientes do complexo hospitalar Juliano Moreira estariam sendo vítimas de violência e estupro, o Ministério da Saúde resolveu apurar o caso e vai inspecionar o local na próxima quinta-feira (29). Segundo a assessoria do Vereador Ubiratan Pereira, a decisão se deu após o político encaminhar na última sexta-feira a denúncia para a coordenação de Saúde Mental do MS que, diante da gravidade, determinou a vinda de um técnico para acompanhar a investigação do Ministério Público e dos conselhos profissionais.
O MP realizou uma vistoria na unidade hospitalar na última quarta-feira, mas, segundo a promotora da Saúde Maria das Graças, a primeira impressão do local foi boa e não foram encontradas irregularidades. Ainda assim, o MP instaurou um processo administrativos para investigar as denúncias.
A inspeção da próxima quinta-feira será feita pelo representante da coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Dr. Marcelo Kimati, que virá a João Pessoa observar de perto a situação do hospital Juliano Moreira e avaliar se o mesmo cumpre as diretrizes da atenção ao usuário de saúde mental.
De acordo com o vereador Bira, na última semana ele foi procurado por ex-usuários do hospital Juliano Moreira que denunciaram que haviam sido vítimas de maus tratos e outros tipos de violência ocorridas no interior do hospital. Ele ressaltou a importância do MS acompanhar as investigações, pois os fatos denunciados contrariam os princípios da reforma psiquiátrica, que orienta a redução das internações em hospitais psiquiátricos e prevê condições mais dignas e socializadoras aos usuários internos.
A denúncia de maus tratos a pacientes do Complexo Hospitalar Juliano Moreira ganhou repercussão nacional através da publicação de matérias no site Observatório Nacional de Saúde Mental responsável por divulgar informações e um banco de dados dos casos de violência contra pessoas com transtornos mentais.
Comentários