icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Ministério Público apura denúncias contra creches e Crei

Unidades foram inspecionadas por conselheiros tutelares que constataram falta de vagas e de estrutura física nos prédios.

Publicado em 19/05/2012 às 6:30


Quatro creches estaduais e um Centro de Referência de Educação Infantil (Crei), mantido pela Prefeitura de João Pessoa, são alvo de investigação do Ministério Público da Paraíba (MPPB). As unidades, localizadas nos bairros do Centro, Bairro dos Ipês, Mangabeira e José Américo, foram inspecionadas por conselheiros tutelares que constataram falta de vagas e de estrutura física nos prédios.

Salas apertadas e sem ventilação, falta de espaço para atividades lúdicas e até problemas com alimentação das crianças foram algumas das irregularidades detectadas. O início da investigação foi determinado pela promotora da Educação, Fabiana Lobo.

Dos cinco estabelecimentos, dois ficam em Mangabeira e são as creches estaduais Benjamim Gomes Maranhão e Maria de Lourdes Toscano Brandão. Segundo o presidente do Conselho Tutelar da Região de Mangabeira, Vinícius Araújo, as instituições foram inspecionadas durante ações conjuntas realizadas com a Promotora da Educação.

“Além dessas unidades, fizemos fiscalizações em outras instituições de ensino e comunicamos à Promotoria as irregularidades encontradas. Em alguns casos, a promotora foi pessoalmente para averiguar a situação. A maioria das irregularidades é sobre infraestrutura, mas encontramos problemas também com a alimentação das crianças. Alguns pais reclamaram que a quantidade das refeições era insuficiente”, afirmou.

As outras demais instituições investigadas são as creches estaduais Fátima Amorim Navarro, localizada no Bairro do José Américo; e Ângela Maria Meira de Carvalho, que fica no Centro; e o Crei Vicente Chaves, instalado no Bairro dos Ipês. De acordo com Sérgio Lucena, conselheiro tutelar da Região Norte, além de falta de estrutura, a inspeção constatou falta de higiene no Crei.

“Percebemos também que o cardápio estava bastante repetitivo. Orientamos que os funcionários fizessem modificações, inclusive, com a supervisão de uma nutricionista, para garantir que todos os nutrientes necessários possam ser fornecidos para as crianças”, completou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp