VIDA URBANA
Ministério Público recomenda melhorias em 34 escolas e creches municipais de Santa Rita
Prazo para apresentar relatório comprovando melhorias é até o mês de julho.
Publicado em 26/04/2018 às 15:39 | Atualizado em 26/04/2018 às 16:05
A Prefeitura de Santa Rita tem até o mês de julho para encaminhar à Promotoria de Defesa dos Direitos da Educação de Santa Rita relatório comprovando as providências adotadas para corrigir as irregularidades encontradas na estrutura física de 34 escolas e creches municipais. As medidas fazem parte de recomendações expedidas pela promotoria e entregues na prefeitura no última dia 18.
As recomendações foram expedidas pela promotora de Justiça Ana Maria França e integram um procedimento administrativo para apurar a qualidade da educação pública e as instalações físicas das escolas e creches. Foram realizadas fiscalizações do MP em conjunto com o conselho tutelar que constataram irregularidades nas escolas e creches.
A promotora destaca, nas recomendações, que o princípio da garantia do padrão de qualidade do ensino, além do processo ensino-aprendizagem, engloba as instalações físicas do local em que é ministrado, o transporte escolar, a qualidade da merenda servida, entre outros. “A inobservância desse princípio constitucional é uma das principais razões da evasão escolar e das baixas médias obtidas nas avaliações nacionais da qualidade do ensino”, afirmou.
Entre as medidas recomendadas estão o conserto e substituição de portas, portões e janelas, pintura; reparos na infiltrações, vazamentos e goteiras; substituição de fiação; conserto e substituição de vasos sanitários e pias; construção de rampas para acesso às escolas; aquisição de extintores e sinalização; aquisição de armários, ventiladores, e lousas; e construção de biblioteca.
De acordo com a secretária de Educação de Santa Rita, Edilene dos Santos, já foi feita a licitação da reforma das escolas. "Nós vamos reformar prioritariamente 10 escolas que são as que estão mais sucateadas. Finalizando esse primeiro semestre, nós pretendemos que essa reforma já esteja pronta e, em seguida, gradativamente, faremos a reforma das demais", disse a secretária, acrescentando que essas são recomendações relativas ao período do mandato anterior ao do atual prefeito.
Escolas
Índio Piragibe
Severino Bezerra Cabral
Governador Flávio Ribeiro
Padre João Félix
Jaime Lacet
Amaro Gomes Coutinho
Tiradentes
Paulo Maroja
Carlos Arnóbio Di Pace
Monsenhor Rafael de Barros
Tarcísio Burity
Antônio Ferreira Nunes
Professora Cândida de Sá Andrade
Francisco Marques da Fonseca
Pirpiri
Flaviano Ribeiro Coutinho
Emília Cavalcante
São Marcus Júnior
Japungu
Padre Anchieta
Santa Emília
Creches
Creche Enoque Chaves
Creche Escola Elias Heckman
Creche Escola General Antônio Alves
Creche Leonor Melo Gomes
Creche Escola Nenzinha Ribeiro
Creche Escola Raquel Pedroza
Creche Escola Heitel Santiago
CIEI Antônio José Feitosa
CIEI Dona Didiu
CIEI Dona Creuza
CIEI Maria Carmelita Pedrosa
CIEI Funcionário João Moreira
CIEI Professor Nery
Comentários