VIDA URBANA
Ministro abre ano letivo na Paraíba
Cid Gomes garantiu que o Ministério da Educação terá toda atenção às reivindicações apresentadas pelo Governo da Paraíba.
Publicado em 10/02/2015 às 6:00 | Atualizado em 22/02/2024 às 17:55
O ministro da Educação, Cid Gomes, e o governador Ricardo Coutinho inauguraram na manhã de ontem, a Escola Técnica Estadual do Vale do Mamanguape - João da Matta Cavalcanti Albuquerque, abrindo oficialmente o ano letivo de 2015 da rede estadual de ensino. A escola terá inicialmente 160 vagas nos cursos de Agronegócio e Manutenção e Suporte de Informática.
No ano passado, o governo inaugurou a Escola Técnica
Estadual de Bayeux, que inscreveu 180 alunos para 160 vagas nos cursos de mecânica e Design de Móveis e ainda nas modalidades de ensino técnico integrado (médio e educação profissional técnica), Pronatec e Proeja (Educação de Jovens e Adultos/Médio).
Na ocasião da inauguração da Escola Técnica de Mamanguape, o governador Ricardo Coutinho destacou o alto padrão das duas escolas que já foram construídas e das quatro que ainda estão em construção. "Várias escolas estaduais na Paraíba já estão oferecendo cursos profissionalizantes porque a grande saída para o Brasil é tornar as escolas úteis, porque o ensino médio por si só não basta neste mundo competitivo. A Escola para ser útil precisa oferecer também uma profissão ao jovem ao lado da formação regular", afirmou.
Cid Gomes garantiu que o Ministério da Educação terá toda atenção às reivindicações apresentadas pelo Governo da Paraíba nas áreas do ensino técnico profissional e para educação no ensino médio. "Temos a certeza que os recursos federais encaminhados para a Paraíba serão bem aplicados e vão contribuir para o fortalecimento da educação", ressaltou o ministro.
O secretário de Educação do Estado, Aléssio Trindade, comentou que o início das aulas nas escolas técnicas de Bayeux e Mamanguape marcam o início da aceleração da oferta de educação profissional formando mão de obra e dando mais competitividade aos setores produtivos da região. "Dentro desse contexto, solicitamos mais apoio do governo federal ao Estado dentro dos programas Brasil Profissionalizante e Pronac e temos a garantia do ministro que a Paraíba entrará na rede ofertante do Pronatec assim como o Senai, o Senac e o IFPB", finalizou.
Comentários