VIDA URBANA
Ministro anuncia criação de 1,4 mil vagas de presídios
Publicado em 05/10/2011 às 8:00
Para reduzir a superpopulação carcerária na Paraíba, o Ministério da Justiça prometeu a ampliação de 1.400 vagas nos presídios masculinos e femininos. O anúncio foi feito pelo ministro José Eduardo Cardoso, em audiência na tarde de ontem, com o governador Ricardo Coutinho, em Brasília.
Nas unidades prisionais paraibanas, mais de 7,8 mil estão detidos. Durante o encontro, o governador solicitou apoio ao Ministério da Justiça para melhorar a infraestrutura e a segurança do sistema presidiário do Estado.
Ricardo Coutinho disse que as reivindicações foram bem recebidas pelo ministro, que garantiu que a Paraíba estará dentro do Programa de Fortalecimento do Sistema Prisional, a ser anunciado em breve pela presidenta Dilma Rousseff. “O apoio do Governo Federal será importante para reduzir o déficit de vagas nos presídios na Paraíba, que chega a mais de 2.400 vagas”, avalia o governador. Na audiência, Ricardo destacou que as novas vagas surgiriam com investimentos nos presídios estaduais e cadeias públicas.
Equipamento
Outra solicitação feita pelo governador Ricardo Coutinho foi a compra de equipamentos que reforcem a segurança nos presídios como body-scan (scaner cooporal), bloqueadores de celulares, armamentos não letais, aquisição de carros adequados ao transporte de presos.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, destacou a importância do pleito para o monitoramento da segurança dos presídios e que o Estado da Paraíba será incluído no hall dos Estados da Federação que vão receber essas tecnologias.
Comentários