VIDA URBANA
Ministro da Saúde vem discutir risco de epidemia de dengue na PB
Paraíba está entre os dez estados com risco de epidemia de dengue e tem dois municípios em situação de alerta por causa da concentração de focos do mosquito.
Publicado em 19/11/2010 às 17:03
Da Redação
A Paraíba está entre os dez Estados brasileiros com risco de epidemia de dengue e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, está visitando cada um deles. Cinco foram visitados esta semana; Sergipe, Piauí, Ceará, Bahia e Pernambuco. Na próxima ele visita os outros cinco: Amazonas, Amapá, Maranhão, Paraíba e Rio de Janeiro. Dos municípios brasileiros em situação de alerta, dois, Campina Grande e Santa Rita, são da Paraíba, por causa da concentração de focos do mosquito transmissor.
Nos dois municípios, 1,9% dos imóveis analisados registram infestação. Apenas abaixo de 1% é que a condição é considerada satisfatória. Além de Campina Grande e Santa Rita, João Pessoa foi a outra cidade que enviou ao Ministério da Saúde dados sobre o índice de infestação nos domicílios. Na Capital, com 0,9% de infestação, a situação é regular.
Em Recife nesta sexta-feira, o ministro destacou a importância do envolvimento da população no combate à doença e observou que embora 96% das pessoas, de acordo com pesquisas, tenham conhecimento dos sintomas da dengue e das formas de prevenção, quando se pergunta o que cada um está fazendo "o problema é sempre do vizinho".
O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde indica que até a primeira semana de setembro já tinham sido confirmados 3.435 casos da doença no Estado, um aumento de 406,9% com relação ao mesmo período de 2009, quando foram registrados 691 casos.
Comentários