icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Ministro do Desenvolvimento Social fala de ações na Paraíba

Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Patrus Ananias, falou sobre "projetos emancipatórios do programa Bolsa Família".

Publicado em 12/02/2009 às 12:23

Maurício Melo

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Patrus Ananias, está em João Pessoa nesta quinta-feira (12) para visitar o Instituto Felipe Kumamoto (IFK) e conhecer as ações realizadas pela instituição. Além disso, o ministro aproveitou para falar das ações do Governo Federal na Paraíba e destacou os "projetos emancipatórios do programa Bolsa Família".

O ministro falou dos números do MDS na Paraíba e destacou o fato de parcerias do governo federal estarem capacitando pessoas para as possibilidades criadas com as obras do PAC e do turismo. Segundo ele, 185 mil pessoas vinculadas ao Bolsa Família estão sendo preparadas para trabalhar nas novas oportunidades que surgem com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento.

Assim, além de oferecer renda a quem vive em risco de miséria, o programa cria alternativas para que as pessoas possam sair desta situação e possam criar formas de gerar sua própria renda. Por isso são chamadas de ações emancipatórias.

Patrus participou de uma reunião com representantes do governo do Estado, da prefeitura de João Pessoa, da Procuradoria Regional do Trabalho e com coordenadores e gestores do Programa Bolsa Família. Também participaram do encontro, o deputado federal Luiz Couto (PT) e deputado estadual Rodrigo Soares (PT).

Ele lembrou que as ações sociais do governo federal tiveram investimentos de R$ 1 bilhão somente na Paraíba. Para o ano de 2009, estão programados R$ 32 bilhões que serão distribuídos em projetos por todo o Brasil. Segundo ele, "prefeituras que priorizam as questões sociais, investem recursos próprios têm mais chances de conseguir mais verbas.

"Não há discriminação de partidos nem de prefeituras. Os editais são lançados e quem se adequar a eles pode concorrer às verbas. Na Paraíba nós temos boas parcerias", revelou o ministro que disse que para resolver os problemas sociais do país "não é só ensinar a pescar. As vezes é preciso dar o peixe a quem não tem o que comer primeiro para depois ensinar a pescar."

Patrus Ananias almoça com uma comissão de prefeitos e vice-prefeitos eleitos da Paraíba e, em seguida, visita ao Instituto Felipe Kumamoto, por volta das 15h, quando encontra o presidente do IFK, Dr. Ítalo Kumamoto, vai apresentar ao ministro os projetos realizados pelo instituto. À Noite, às 19h, acontece a palestra promovida pelo IFK sobre "O que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome fez e o que poderá fazer pela Paraíba", no auditório do Sebrae.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp