VIDA URBANA
Missa reúne fiéis na Basílica
Durante a homilia, dom Aldo reforçou nos fiéis o empenho para participar das atividades da Igreja.
Publicado em 06/04/2012 às 7:00
Centenas de fiéis compareceram na manhã de ontem à Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, para participar da Missa do Crisma. Também chamada Missa dos Santos Óleos, a celebração marca o momento em que a Igreja realiza a Benção dos Óleos dos Enfermos e do Batismo e também a Consagração do Óleo do Crisma.
O arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, presidiu a celebração, acompanhado de Bispos, Sacerdotes e Diáconos de diversas paróquias. Durante a homilia, dom Aldo reforçou nos fiéis o empenho para participar das atividades da Igreja.
“Estamos perdendo fiéis para Igrejas não católicas. Alguns estão desacreditados nas instituições, outros alegam a falta de tempo ou o medo da violência para sair de casa. É preciso que nos unamos para fortalecer nossa Igreja e o período pascal é o momento para reflexão”, afirmou.
O arcebispo explicou que a concelebração da Missa Crismal, na qual se abençoa o Crisma e os outros óleos, é considerada "uma das principais manifestações da plenitude do sacerdócio do Bispo e um sinal da estreita união dos presbitérios com ele", disse dom Aldo.
UNIDADE
Para a beata Tereza Saldanha, a Missa Crismal é um simbolismo da unidade da Igreja Católica, o corpo de Cristo e aqueles que seguem os ensinamentos deixados por Jesus. “Para mim e para todos que acreditam no milagre da ressurreição de Cristo, a benção dos santos óleos é um momento especial de caminhada, seguindo os passos do salvador”, afirma.
A aposentada Maria da Conceição dos Santos, 69 anos, foi uma das fiéis que acompanhava atenta a homilia do arcebispo dom Aldo Pagotto.
“Acompanho todos os anos os atos litúrgicos que são celebrados na Basílica. A cerimônia é muito bonita e nos faz refletir sobre a morte e a vida de Jesus Cristo por nós, que para mim é o verdadeiro significado da Páscoa”, comenta a aposentada.
Comentários