icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Mobilização por paz no trânsito

Para estimular cultura de paz, ações foram desenvolvidas durante toda a sexta-feira (24) em quatro pontos de João Pessoa.

Publicado em 25/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 10/01/2024 às 16:12

Em alusão ao Dia Municipal da Paz no Trânsito, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de (Semob) de João Pessoa promoveu durante todo o dia de ontem várias ações educativas em quatro pontos da cidade para estimular a cultura de paz. A programação teve início no Parque Solon de Lucena (Lagoa), onde houve uma simulação de vítimas acidentadas e panfletagem, com o objetivo de alertar os motoristas para a imprudência, o consumo de bebidas alcoólicas e a alta velocidade ao volante. 'Eu quero a paz no trânsito' é o tema da 4ª edição do evento.

Depois da ação na Lagoa, familiares das vítimas de acidentes fatais, representantes de órgão de trânsito e sociedade, seguiram em carreata até o cruzamento da avenida Epitácio Pessoa com a rua João Domingos, onde uma oração coletiva foi feita em homenagem as vítimas de violência no trânsito.

Nesse mesmo cruzamento, há 4 anos, a defensora pública Fátima Lopes morreu após seu veículo ser atingido por um carro que era conduzido pelo psicólogo Eduardo Paredes, que além de estar alcoolizado, ultrapassou o sinal vermelho.

A filha da defensora, Carol Lopes, participou do evento na companhia de outros familiares com a intenção de demonstrar à sociedade a importância da data, voltada para a reflexão e conscientização de que os pessoenses precisam de mais paz no trânsito. Vim participar juntamente com meu pai, minha irmã e primos para sensibilizar a sociedade para que ninguém passe pelo que nós passamos. É uma dor que não sara. Há exatos quatro anos eu dormi com minha mãe e acordei sem ela”, declarou.

Para o superintendente adjunto da Semob, Roberto Pinto, o importante no Dia Municipal da Paz no Trânsito é conquistar a população para a sensibilizar. “Entre as atividades, temos dois veículos totalmente danificados, em virtude de acidentes nos quais se envolveram, erguidos por guinchos, sendo um na Lagoa e outro no Busto de Tamandaré para que o público possa se sensibilizar que elas poderiam ser vítimas ou causadoras de algum acidente, se cometerem alguma infração de trânsito”, observou. Com o objetivo de causar impacto e fazer as pessoas refletirem sobre a necessidade de mudar de atitude no trânsito, atores maquiados encenaram que tinham se acidentado e entregaram panfletos e adesivos aos motoristas e pedestres.

Durante a tarde também houve panfletagem no bairro de Mangabeira e às 17h uma missa em Ação de Graças na igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Miramar. O evento foi encerrado à noite no Busto de Tamandaré.

O Dia Municipal da Paz no Trânsito é realizado em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), BPTran, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), entre outros órgãos.

LEI SECA

Ações do departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) tentam combater a perigosa combinação álcool e direção, um dos principais causadores de acidentes.

Só na noite da última quinta-feira, nas blitzen da Operação Lei Seca realizada pelos dois órgãos, 471 motoristas de João Pessoa realizaram o teste do bafômetro. As fiscalizações aconteceram nas imediações da Estação Ciência Cabo Branco e na Avenida Afonso Pena (Bessa). Dezessete motoristas foram flagrados, mas nenhum foi preso. Segundo o Detran, do começo deste ano até agora, a operação já contabiliza 5.902 testes, com 239 flagrantes e 15 prisões.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp