VIDA URBANA
Mobilização por paz no trânsito
Para estimular cultura de paz, ações foram desenvolvidas durante toda a sexta-feira (24) em quatro pontos de João Pessoa.
Publicado em 25/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 10/01/2024 às 16:12
Em alusão ao Dia Municipal da Paz no Trânsito, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de (Semob) de João Pessoa promoveu durante todo o dia de ontem várias ações educativas em quatro pontos da cidade para estimular a cultura de paz. A programação teve início no Parque Solon de Lucena (Lagoa), onde houve uma simulação de vítimas acidentadas e panfletagem, com o objetivo de alertar os motoristas para a imprudência, o consumo de bebidas alcoólicas e a alta velocidade ao volante. 'Eu quero a paz no trânsito' é o tema da 4ª edição do evento.
Depois da ação na Lagoa, familiares das vítimas de acidentes fatais, representantes de órgão de trânsito e sociedade, seguiram em carreata até o cruzamento da avenida Epitácio Pessoa com a rua João Domingos, onde uma oração coletiva foi feita em homenagem as vítimas de violência no trânsito.
Nesse mesmo cruzamento, há 4 anos, a defensora pública Fátima Lopes morreu após seu veículo ser atingido por um carro que era conduzido pelo psicólogo Eduardo Paredes, que além de estar alcoolizado, ultrapassou o sinal vermelho.
A filha da defensora, Carol Lopes, participou do evento na companhia de outros familiares com a intenção de demonstrar à sociedade a importância da data, voltada para a reflexão e conscientização de que os pessoenses precisam de mais paz no trânsito. Vim participar juntamente com meu pai, minha irmã e primos para sensibilizar a sociedade para que ninguém passe pelo que nós passamos. É uma dor que não sara. Há exatos quatro anos eu dormi com minha mãe e acordei sem ela”, declarou.
Para o superintendente adjunto da Semob, Roberto Pinto, o importante no Dia Municipal da Paz no Trânsito é conquistar a população para a sensibilizar. “Entre as atividades, temos dois veículos totalmente danificados, em virtude de acidentes nos quais se envolveram, erguidos por guinchos, sendo um na Lagoa e outro no Busto de Tamandaré para que o público possa se sensibilizar que elas poderiam ser vítimas ou causadoras de algum acidente, se cometerem alguma infração de trânsito”, observou. Com o objetivo de causar impacto e fazer as pessoas refletirem sobre a necessidade de mudar de atitude no trânsito, atores maquiados encenaram que tinham se acidentado e entregaram panfletos e adesivos aos motoristas e pedestres.
Durante a tarde também houve panfletagem no bairro de Mangabeira e às 17h uma missa em Ação de Graças na igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Miramar. O evento foi encerrado à noite no Busto de Tamandaré.
O Dia Municipal da Paz no Trânsito é realizado em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), BPTran, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), entre outros órgãos.
LEI SECA
Ações do departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) tentam combater a perigosa combinação álcool e direção, um dos principais causadores de acidentes.
Só na noite da última quinta-feira, nas blitzen da Operação Lei Seca realizada pelos dois órgãos, 471 motoristas de João Pessoa realizaram o teste do bafômetro. As fiscalizações aconteceram nas imediações da Estação Ciência Cabo Branco e na Avenida Afonso Pena (Bessa). Dezessete motoristas foram flagrados, mas nenhum foi preso. Segundo o Detran, do começo deste ano até agora, a operação já contabiliza 5.902 testes, com 239 flagrantes e 15 prisões.
Comentários