VIDA URBANA
Moda traz óculos inspirados nos anos 60
Outra novidade são as armações coloridas e com estampas florais e rendas.
Publicado em 04/12/2011 às 8:00
A moda é cíclica e sempre faz o resgate das tendências que fizeram sucesso no passado. Esse processo de releitura da moda acontece não apenas nas roupas e é cada vez mais comum nos acessórios. A novidade para o verão que se aproxima são os óculos inspirados nos anos 60, com o chamado modelo ‘gatinha’. Outra novidade são as armações coloridas e com estampas florais e rendas.
Outra curiosidade na tendência dos óculos escuros para a próxima estação é que os maxi óculos femininos estão em baixa.
Os modelos para as mulheres aparecem mais delicados e em formatos menores. Já os homens podem abusar das lentes grandes. De acordo com a consultora e pesquisadora de moda Gabriela Maroja, o clássico modelo ‘wayfarer’, da Ray Ban, ainda pode ser usado, pois traz uma boa mistura de cores e estampas.
Alguns modelos com armações inusitadas também aparecem como tendência como, por exemplo, os óculos no estilo californiano, que ousam com as lentes contornadas na cor branca. Os modelos da marca Chilli Beans trazem armações em acetato nobre confeccionadas com fibras de algodão colorido injetado e ainda outras opções que criam a ilusão de que o acessório é feito de madeira.
Com tantas opções de modelos que contemplam todos os estilos, é preciso ficar atento para não exagerar na produção do look. Os óculos, quando possuem armação bem elaborada com detalhes chamativos, por si só já destacam o visual de quem usa e não necessitam de outros acessórios de destaque. Segundo a consultora Gabriela Maroja, é preciso buscar o equilíbrio com as outras peças para não pecar por excessos.
Para quem é adepto dos modelos espelhados, eles ainda podem ser usados, mas agora aparecem com um brilho mais discreto, em degradês fumê ou quase transparentes. Segundo a consultora, “este último é uma forte tendência para quem gosta de fazer o estilo 'geek' que usa armações mais grossas e coloridas com lentes quase transparentes”. (Especial para o JP)
Comentários