VIDA URBANA
Modalidade tira alunos da vulnerabilidade
Implantação do ensino em tempo integral, melhorou a educação e retirou os alunos de situação de vulnerabilidade social, diz professora.
Publicado em 25/08/2012 às 6:00
A professora Shirley de Sousa Sales Martins é diretora geral da Escola Municipal Paulo Freire, que funciona no Jardim Veneza, em João Pessoa. Ela conta que a implantação do ensino integral melhorou não apenas a educação, mas retirou os alunos da vulnerabilidade social. Segundo a docente, antes da implantação do funcionamento integral, era comum casos de estudantes que saíam da escola para pedir esmolas nas ruas. “Nossa escola existe desde o ano de 1999 e passou a funcionar de tempo integral em 2012. Nesse período, nós sempre encontrávamos alunos pedindo esmolas nas ruas, numa situação que nos deixava bastante tristes. Agora isso mudou”, conta.
Na Escola Paulo Freire, cerca de 300 alunos recebem dois lanches e um almoço, todos os dias. Ainda são beneficiados com a entrega gratuita de fardamento, livros e de material escolar.
“Eles chegam às 7h e ficam até as 11h30 assistindo aulas do currículo comum, com os professores. Após esse horário, recebem almoço e vão assistir a reforço escolar junto com os tutores. Os estudantes não levam tarefas para fazer em casa. Tudo é feito na escola mesmo”, conta.
Após concluir as atividades pedagógicas, os estudantes fazem sessões de relaxamento e participam de oficinas de Matemática, leitura, música, teatro, meio ambiente e esporte.
Comentários