VIDA URBANA
Monitor de Secas aponta avanço da seca no litoral da Paraíba em janeiro
Em contrapartida, houve um recuo da seca grave no oeste paraibano
Publicado em 29/02/2020 às 16:03 | Atualizado em 01/03/2020 às 14:23
A última atualização do Monitor de Secas, da Agência Nacional das Águas (ANA), divulgado nesta sexta-feira (28), apontou que houve um avanço das áreas com seca grave e moderada na região leste no sentido do litoral da Paraíba. em janeiro deste ano. Em contrapartida, houve um recuo da seca grave no oeste paraibano, devido à ocorrência de chuvas na região.
Conforme o Monitor, na Paraíba foi observado um padrão bem definido da ocorrência das chuvas. No oeste os volumes precipitados variam de 100 a 200mm. Já no leste paraibano, de um modo geral, as chuvas foram inferiores a 100mm, com valores abaixo de 50mm em algumas áreas.
Monitor
O Monitor de Secas é coordenado pela ANA, com o apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), e desenvolvido conjuntamente com diversas instituições estaduais e federais ligadas às áreas de clima e recursos hídricos.
Na Paraíba, a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) é o órgão que atua no Monitor de Secas. Por meio da ferramenta é possível comparar a evolução das secas nos 12 estados a cada mês vencido. O Monitor vem sendo utilizado para auxiliar a execução de políticas públicas de combate à seca.
O serviço tem como principal produto o Mapa do Monitor, construído mensalmente a partir da colaboração dos estados integrantes do projeto e de uma rede de instituições parceiras que assumem diferentes papéis na rotina de sua elaboração.
Comentários