icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Montadora de veículos convoca mais de 500 mil carros para recall

Modelos Corolla, Etios, Hilux e SW4 fabricados pela Toyota devem substituir peça.

Publicado em 04/04/2017 às 18:14

Um defeito em um equipamento que integra o sistema de airbag de veículos da marca Toyota levoua montadora a anunciar o recall dos modelos Corolla, Etius, Hilux e SW4. O chamamento preventivo foi feito nesta terça-feira (4) e envolve cerca de 500 mil veículos produzidos entre 2010 e 2014.

Segundo a montadora, o defeito apresentado é comum em todos os modelos envolvidos no recall e ocorre devido ao desgaste de uma peça denominada 'deflagrador', que integra o sistema de airbag do motorista dos veículos. "Constatou-se a degradação do componente, após longos períodos de exposição a altas temperaturas, grandes variações de temperatura e alta umidade", afirma o comunicado da empresa.

Ainda de acordo com a montadora, o desgaste na peça o torna mais suscetível de romper-se inadequadamente. "No caso de colisão do veículo, o que pode provocar a dispersão de pequenos fragmentos de metal da carcaça do 'deflagrador', juntamente com a bolsa, e causar danos materiais, lesões físicas graves, ou até mesmo fatais, ao motorista e aos ocupantes do veículo", aponta o comunicado.

A campanha abrange 223.518 unidades do modelo Corolla, 138.346 do modelo Etios e 176.866 da picape Hilux e da SUV SW4. A Toyota orineta aos proprietários que entrem em contato com a rede de concessionárias autorizadas da montadora, para fazer um agendamento prévio da correção.

Corolla

A correção do defeito em veículos Corolla, segundo a montadora vai acontecer em duas etapas para substituir o deflagrador do airbag do passageiro dianteiro e uma única etapa para o airbag do motorista.

Airbag do passageiro dianteiro

1ª Etapa: a partir de 04 de abril de 2017, para os proprietários dos veículos Corolla fabricados entre Janeiro de 2010 a Dezembro de 2012, a Toyota desativará o “deflagrador” da bolsa do airbag do passageiro dianteiro e fixará a etiqueta adesiva no painel do veículo, por meio da qual o consumidor será alertado sobre a desativação temporária do airbag.

2ª Etapa: a partir de 26 de junho de 2017, para os proprietários dos veículos Corolla fabricados entre Janeiro de 2010 a Dezembro de 2012, a Toyota substituirá o “deflagrador”, reativará a bolsa do airbag do passageiro dianteiro e removerá a etiqueta de alerta.

Airbag do motorista

Etapa Única: A partir de 17 de abril de 2017, para os proprietários dos veículos fabricados entre Outubro de 2013 a Dezembro de 2014, a Toyota substituirá o “deflagrador” da bolsa do airbag do motorista.

Etios

O mesmo padrão de concerto será aplicado para os veículos modelo Eitos, fabricados entre 2012 e 2014.

Airbag do passageiro dianteiro

1ª Etapa: a partir de 04 de abril de 2017, para os proprietários dos veículos Etios fabricados entre Agosto de 2012 e Dezembro de 2014, a Toyota desativará o “deflagrador” da bolsa do airbag do passageiro dianteiro e fixará a etiqueta adesiva no painel do veículo, por meio da qual o consumidor será alertado sobre a desativação temporária do airbag.

2ª Etapa: a partir de 07 de agosto de 2017, para os proprietários dos veículos Etios fabricados entre Agosto de 2012 e Dezembro de 2014, a Toyota substituirá o “deflagrador”, reativará a bolsa do airbag do passageiro dianteiro e removerá a etiqueta de alerta.

Airbag do motorista

Etapa Única: a partir de 17 de abril de 2017, para os proprietários dos veículos fabricados entre Janeiro de 2014 a Dezembro de 2014, a Toyota substituirá o “deflagrador” da bolsa do airbag do motorista.

Hilux e SW4

Para os veículos modelo Hilux e SW4 as correções serão feitas a partir de 19 de junho em todos os veículos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp