icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Moradores de Barra de Mamanguape ficam sem comunicação com a cidade

Moradores derrubaram ponte que dá acesso à cidade de Rio Tinto. Derrubada aconteceu em protesto por causa das condições em que a estrada estava.

Publicado em 09/12/2008 às 13:21

Da Redação

Desde a última quarta-feira (3), moradores de Barra de Mamanguape, no município de Rio Tinto, estão sem poder chegar à cidade porque a ponte que liga a comunidade à cidade foi derrubada em uma manifestação contra o Ibama. Há mais de uma semana os manifestantes estão acampados na estrada.

Segundo Rejane Lourenço, proprietária de um restaurante no local, a ponte foi derrubada em protesto contra a proibição do Ibama de que os moradores possam restaurar a estrada, única via de acesso ao local. “Por se tratar de uma área de preservação ambiental, o Ibama proíbe qualquer tipo de modificação”, disse.

De acordo com Rejane, a maioria dos moradores vivem do turismo, levando visitantes para conhecer as belezas e o Projeto Peixe-Boi, desenvolvido no local. “A estrada estava muito ruim por falta de reparos, não dava para passar. Há vários dias o movimento estava prejudicado”, contou.

Rejane contou que está em João Pessoa porque não tem como chegar à Barra de Mamanguape por terra e até mesmo os alunos estão sem poder ir a escola, que fica em Rio Tinto, desde que a ponte foi derrubada. Para ela “o Ibama está deixando muito a desejar, é um absurdo eles deixarem a estrada como está. Quando vão lá é de carros de tração, os moradores da região não têm este tipo de carro e como a estrada estava já não dava para passar”.

Uma confusão foi gerada, por parte dos moradores, em relação à qual órgão reivindicar. O que acontece é que depois do desmembramento do Ibama, uma nova autarquia responsável por executar ações da política nacional de unidades de conservação da natureza foi criada. Esse novo órgão, denominado de Instituto Chico Mendes, é que responde por problemas semelhantes a esse que ocorre em Barra de Mamanguape.

Mas, independente dessa alteração, medidas já foram tomadas para a resolução da questão que envolve os moradores da região. Segundo o técnico ambiental do Instituto Chico Mendes (ICMBio) de Rio Tinto, Francisco Galvão, um processo de solicitação de reconstrução da ponte já foi enviado ao ICMBio em Brasília. “Nós somos apenas uma unidade de conservação ambiental, estamos esperando da diretoria lá de Brasília que nos envie um posicionamento e o material para fazermos a reforma”, diz o técnico ambiental.

Francisco afirma inda que os moradores têm razão de fazer a manifestação. Para ele, essa situação só chegou a esse ponto porque o Chefe do ICMBio de Rio Tinto, Francisco de Assis dos Anjos, que no momento está de férias, não tomou nenhuma atitude para atender às reivindicações dos moradores que já duravam mais de dois anos.

Atualizada às 16h.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp