icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Moradores de cinco bairros de João Pessoa reclamam de muriçocas

População denuncia que o carro fumacê tem ido pouco às localidades. SMS diz fazer ações

Publicado em 27/03/2015 às 7:12 | Atualizado em 16/02/2024 às 11:09

Uma invasão nada agradável tem preocupado moradores de diversos bairros da capital: a infestação de muriçocas. As chuvas registradas nos últimos dias trouxeram também mais um motivo de preocupação para os pessoenses: as condições favoráveis para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) garante que tem desenvolvido, diariamente, ações que auxiliam no combate a insetos. Moradores reconhecem alguma melhora, mas reclamam que o carro 'fumacê' – responsável pela liberação de inseticida – não tem feito visitas regulares em diversos pontos da cidade.

As principais reclamações são de bairros como Bessa, Manaíra, Expedicionários, Torre e Tambauzinho. Todos eles estão no alvo de campanhas da SMS e na rota do carro fumacê. No entanto, Nilton Guedes, gerente da Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, explica que o Bessa tem recebido as visitas do carro 'fumacê' na última semana. “O ideal é que o carro passe mais de uma vez nas localidades. Com as chuvas dos últimos dias as ações precisaram ser interrompidas, mas na próxima semana já estão programadas ações nos bairros de Miramar, Tambauzinho e Castelo Branco”, disse.

A professora Darcy Ferreira, moradora do bairro da Torre, relata que a maneira que a família encontrou para se proteger das muriçocas é fechando todas as portas e janelas quando chega o período da noite. “É verdade que a situação já esteve pior, mas ainda há muita muriçoca. O ideal seria que o carro do fumacê passasse sempre por aqui, mas confesso que nunca o vi por aqui. Sei de vizinhos que já solicitaram a visita, mas acredito que ainda não tenha passado”, revelou.

A proliferação das muriçocas acontece em dias mais quentes. Diferente do mosquito que transmite a dengue, as muriçocas precisam de água suja. “Com as chuvas, a incidência de muriçocas tende a diminuir pois as águas dos córregos não ficam paradas e fluidez do rio volta ao normal”, revelou Nilton Guedes.

O chefe da Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS disse que a secretaria já recebeu muitas denúncias de infestação de muriçocas e esclarece que, além do carro fumacê, existem mais de 300 agentes ambientais capacitados para trabalhar com bombas que disparam manualmente inseticidas, além de outras três máquinas motorizadas para serem usadas nas costas dos agentes e que fazem o mesmo trabalho que o carro 'fumacê', porém em menor quantidade.

As muriçocas não são responsáveis pela transmissão de doenças, mas causam irritação e estresse. Embora as chuvas possam afastá-las, outro problema pode ocasionar consequências mais graves: a reprodução do Aedes aegypti. Nilton Guedes lembra que a SMS tem intensificado os trabalhos com os agentes ambientais, mas também lembra que cuidados simples, por parte dos moradores, podem reduzir os perigos de transmissão da dengue.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d'água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp