VIDA URBANA
Moradores do Agreste e Sertão da PB registram vendavais e tornado
Segundo meteorologista da Aesa, fenômenos são raros, mas possíveis de acontecer. Veja em fotos e vídeos de casos ocorridos em Gurinhém, Várzea e Uiraúna.
Publicado em 09/03/2011 às 10:00
Karoline Zilah
Fotos e vídeo: Uiraúna.net
Mais um fenômeno da natureza foi registrado na Paraíba após os relatos de que um tornado foi visto em Gurinhém, no Agreste paraibano, e de que um vendaval atingiu o município de Várzea, no Sertão paraibano.
Agora, foram publicados na internet um vídeo e fotografias de um vendaval em Uiraúna. Todos aconteceram na terça-feira (8) à tarde.
Neste novo caso, telhados, forros de casas e estabelecimentos comerciais, muros, árvores e antenas parabólicas foram derrubados pela força do vento.
De acordo com moradores da cidade, uma estrutura montada para o carnaval de rua da cidade e algumas barracas também ficaram ficaram destruídas.
Uma jovem que tentava fechar uma janela de casa no momento da ventania acabou sendo atingida por uma pancada no rosto. Ela foi socorrida pelo Samu, mas não sofreu ferimentos graves.
A Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa) não tem um levantamento do número de fenômenos deste tipo registrados no Estado neste feriadão. Segundo o meteorologista Alexandre Magno, os casos são acompanhados por meio de relatos da população.
Ele concedeu entrevista ao vivo no Bom Dia Paraíba desta quarta-feira (9). Ele explicou que o tornado é um fenômeno raro e não é típico na região, mas é possível devido à intensidade das chuvas.
"Com a entrada de um grande sistema de chuvas, os ventos alternam de direção. Essa alternância, em consonância com o calor da região, pode provocar um movimento circular, que forma um pequeno tornado na nuvem, visto pela população", comentou.
Foto de José Roberto, morador de Gurinhém, enviada à TV Cabo Branco
Veja abaixo o vídeo do vendaval registrado em Uiraúna:
Comentários