VIDA URBANA
Morre aos 84 anos Frei Marcelino
Frei Marcelino foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores na Paraíba e morreu vítima de câncer de próstata.
Publicado em 08/06/2013 às 21:08
Morreu na tarde deste sábado (8), aos 84 anos, o ex-deputado Francisco Muniz de Medeiros, o frei Marcelino de Santana. Frei Marcelino estava internado desde o dia 2, no Hospital Napoleão Laureano, por conta de um câncer de próstata. O corpo do ex-deputado será velado até as 22 deste sábado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Frei Marcelino foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores na Paraíba e fez campanha para o ex-presidente Lula no Sertão do estado.
De acordo com a assessoria de comunicação da ALPB, após esse horário, o corpo de frei Marcelino será trasladado para a cidade de Catolé do Rocha, Sertão do estado. Na cidade, o corpo do ex-deputado será velado na capela do colégio Francisca Mendes, conhecido como Colégio das Freiras.
O religioso foi deputado estadual de 1974 a 1978, período em que chegou a ocupar a 2ª Vice-Presidência da Casa de Epitácio Pessoa. Ele também foi presidente da Comissão de Negócios Municipais e Serviço Público da ALPB, em 1978.
Francisco Muniz de Medeiros era professor de Filosofia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Fundou com a ajuda de jovens professores o Colégio Técnico Dom Vital (1959), em Catolé do Rocha, onde foi vigário da paróquia local por mais de 20 anos. No mesmo ano, fundou o Sindicato de Trabalhadores Rurais da Paraíba. Foi professor de Português, Inglês, Grego e Latim, Educação Artística, Sociologia, Psicologia e Filosofia da Educação.
Comentários