icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Morre idosa que foi pisoteada em inauguração de loja em JP

Maria de Lourdes Galdino, de 67 anos, sofreu pancadas na cabeça em tumulto ocorrido no Geisel, neste sábado (22). Ela teve morte cerebral e não resistiu às paradas cardíacas.

Publicado em 23/05/2010 às 16:03

Da Redação

Morreu na manhã deste domingo (23), por volta das 9h, a aposentada Maria de Lourdes Galdino Pereira, de 67 anos. A idosa, moradora do Conjunto José Américo, foi pisoteada no portão de entrada de uma loja inaugurada no sábado (22), por uma multidão ávida por consumir as promoções de uma loja de eletrônicos inaugurada no bairro do Geisel, em João Pessoa. Ela estava internada no Hospital de Emergência e Trauma, já com morte cerebral ocasionada pelas pancadas na cabeça, quando teve as duas paradas cardíacas que lhe levaram a óbito.

O tumulto no Feirão do Atacadão dos Eletros, instalado no ponto comercial antes ocupado pelo antigo Atavarejo, começou logo nas primeiras horas do sábado (22). A multidão que disputava espaço para chegar antes às prateleiras da loja, derrubou o primeiro portão e se instalou no pátio para aguardar a sua abertura. Porém, o empurra-empurra começou e o aglomerado de pessoas acabou derrubando o segundo portão de acesso direito ao estabelecimento, provocando confusão, cotoveladas e discussões entre os clientes.

Muitos chegaram a passar mal e cair no chão, entre eles, Maria de Lourdes Galdino. Mas as pessoas que tentavam entrar na loja acabaram passando por cima, como relata a sobrinha da vítima, que esteve no local. Ela foi buscar sua outra tia, irmã da vítima, e uma amiga que acompanhava as duas senhoras que acabaram se perdendo no meio da multidão.

Confusão

“Abriram o primeiro portão e ficaram no pátio, depois arrombaram a loja e foram empurrando e pisoteando as pessoas que estivessem pela frente. Houve tumulto e todo mundo quis entrar de uma vez”, contou a sobrinha, identificada apenas como Vanusa. “Havia pessoas caindo, desmaiando. Tinha gente puxando estas pessoas com as mãos para livrar o caminho, deixando do outro lado”.

As três mulheres se perderam quando Maria de Lourdes resolveu ir até o carro avisar ao marido que fosse para casa que ela telefonaria assim que terminasse as compras para ele buscá-las. A irmã e a amiga da vítima só souberam do paradeiro dela quando a família foi avisada pelo Hospital, aproximadamente uma hora depois.

"As enfermeiras encontrarm o número no celular da minha tia, que foi levada por terceiros ao Hospital de Trauma. Quando chegamos lá, ela tinha subido para a UTI, toda machucada, com muitas pancadas na cabeça e arranhões nos braços", relata a sobrinha. "Quando voltamos para buscar minha outra tia e a amiga delas na loja, que até então não sabiam de nada, quase não conseguíamos entrar, porque os seguranças não queriam nos deixar passar nem tirá-las de lá".

Providências

Os filhos da vítima, que moram fora da cidade, chegaram do Rio de Janeiro para o enterro de Maria de Lourdes. O corpo dela foi encaminhado à Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol) na manhã deste domingo (23). A família pretende velar o corpo na Capela da São João Batista.

O setor jurídico da empresa Atacadão dos Eletros já entrou em contato com a família da vítima para prestar a assistência necessária. Como providência, os familiares da aposentada já formalizaram um boletim de ocorrências (B.O.) denunciando o caso.

Mais feridos

Além de Maria de Lourdes, a única vítima grave da confusão provocada no estabelecimento, outras oito pessoas deram entrada no Hospital de Trauma e mais três no Ortotrauma de Mangabeira com escoriações pelo corpo. Todos os pacientes já receberam alta.

Atualizada às 17h11.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp