VIDA URBANA
Motoristas estacionam veículos nas calçadas
Flagrantes são constantes no Centro de Campina; STTP diz que multa é de R$ 85,13.
Publicado em 22/01/2015 às 6:00 | Atualizado em 28/02/2024 às 16:13
As pessoas que precisam de uma vaga para estacionar seus veículos no Centro de Campina Grande enfrentam um grande desafio. A quantidade de lugares apropriados para deixar os carros e motos se tornou pequena diante do aumento da frota na cidade, que de acordo com os dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) conta com 970.140 veículos. Por isso, muitos condutores preferem deixar seus veículos em locais proibidos, principalmente os condutores de moto, pela facilidade de posicioná-las e pelo pouco espaço que ela ocupa, se comparada aos carros.
Como exemplifica o ambulante Geraldo Antônio, que não costuma procurar uma vaga correta para colocar seu veículo, por não encontrar vagas na Zona Azul. “Eu paro minha moto praticamente todos os dias nessa mesma posição em cima de calçadas para evitar que atrapalhe a passagem dos pedestres. Nunca tive problemas, nem multas, porque passo pouco tempo por aqui”, conta.
Mas de acordo com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP), essa prática é irregular. O motorista que for flagrado estacionando seus veículos em locais proibidos, como nas calçadas, por exemplo, está susceptível a pagar uma multa no valor de R$ 85,13, além de receber quatro pontos na carteira. A medida é válida tanto para carros quanto para motos. A população pode denunciar ligando para o (83) 3341-1517.
Segundo o gerente de trânsito da STTP, Patrício Barros, quando constatado que o veículo está estacionado em um local indevido, é dada a oportunidade dos condutores se defenderem. “Os agentes preenchem o auto de infração de trânsito, que é a via rosa e fica no transporte. Uma via branca vem para a STTP e passa por três procedimentos de triagem. Ela é processada e uma via amarela é enviada para o cidadão, que tem 30 dias para recorrer. Passado esse prazo, ele recebe uma via branca que é de penalidade, que dá mais 30 dias para a defesa. Extrapolado esse prazo, ela vai para o Conselho de Trânsito, onde o motorista tem que pagar a multa”, disse.
Para evitar que esse tipo de problema aconteça, a STTP está com um projeto de ampliar o número de vagas na Zona Azul, dentro do plano de mobilidade urbana, ainda para este ano. Dentro deste plano, pretende-se estender os estacionamentos para as ruas Getúlio Vargas e nas proximidades do ex-cine Capitólio. O projeto também vai modificar alguns pontos de taxistas e mototaxistas, com o intuito de dar mais fluidez ao trânsito e suprir a carência por vagas.
O gerente de operações de trânsito da STTP, Alex Marcolino, explicou que atualmente a cidade conta com 780 vagas de estacionamento da Zona Azul, sendo 140 para motocicletas e 640 para carros. Estacionamento exige a rotatividade dos veículos que podem ficar, no máximo, por duas horas na vaga.
Comentários