VIDA URBANA
Movimentos do campo ocupam sede do Incra em JP
Entradas do prédio foram totalmente bloqueadas e ninguém entra ou sai do local.
Publicado em 05/09/2016 às 10:31
Integrantes de movimentos do campo que fazem parte da Via Campesina ocuparam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em João Pessoa, na manhã desta segunda-feira (5). A ação, que bloqueou as entradas do prédio, é um ato político contra o governo do presidente Michel Temer. A Pastoral da Terra e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) fazem parte da mobilização.
Em nota , os movimentos que participam da mobilização afirmam que o objetivo é barrar “os retrocessos históricos”do novo governo, principalmente na questão do campo. “A nossa tarefa é seguir alertas e em marcha para não permitir retrocessos, especialmente no enfrentamento ao bloqueio da Reforma Agrária. O ponto central do programa agrário dos golpistas é realizar a titulação de todas as terras públicas, regularizando a grilagem e ampliando a oferta de terras no mercado”, diz o texto. A ocupação deve se estender até a terça-feira (6).
A assessoria de imprensa do Incra informou que em situações como essa é recomendado aos funcionários do órgão não irem ao trabalho. Disse também que a ocupação é pacífica e que, a princípio, não há nenhuma agenda com a direção do Incra.
Os envolvidos na ocupação afirmam que o novo governo tem o intuito de criminalizar os movimentos sociais. “Está instalada uma política de repressão, de ameaça ao direito a expressão, organização e a liberdade de lutar”, afirma a nota. A reportagem tentou contato com líderes dos movimentos, mas as ligações não foram atendidas.
Comentários