icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

MP investiga falta de dentista em USFs e hospitais de João Pessoa

Equipes da Promotoria da Saúde e do Conselho Regional de Odontologia fiscalizaram mais de 30 instituições e constataram ausência dos serviços odontológicos.

Publicado em 10/09/2011 às 9:00

Nathielle Ferreira

A falta de dentistas em Unidades de Saúde da Família (USFs) e em hospitais de João Pessoa é alvo de investigação do Ministério Público da Paraíba. Equipes da Promotoria da Saúde e do Conselho Regional de Odontologia, secção Paraíba (CRO-PB), realizaram inspeções nos estabelecimentos de saúde e constataram, entre outras irregularidades, a ausência dos serviços odontológicos.

Segundo o promotor da Saúde João Geraldo Barbosa, as inspeções em hospitais e USFs começaram em junho do ano passado e já resultaram em mais de 30 instituições fiscalizadas.

Os trabalhos, feitos em parceira com equipes do CRO-PB, identificaram a ausência de dentistas em diversos setores dos estabelecimentos de saúde. “Faltam dentistas nas unidades de terapia intensiva, nos leitos dos pacientes e nas unidades de Programa da Saúde. Em cada inspeção, foi aberto um procedimento para investigar as irregularidades”, disse.

O presidente do CRO-PB, Abrãao Alves de Oliveira, disse que é prerrogativa do Ministério da Saúde que toda Unidade de Saúde da Família só funcione com a presença de um odontólogo. “Hoje, cada unidade tem seu dentista”, observa.

O descumprimento da norma é considerada uma grave infração e é passível de denúncia ao Ministério Público. “Se chegar ao nosso conhecimento que há unidades de saúde sem dentistas, comunicamos de imediato à Promotoria da Saúde. Fazemos o mesmo com relação a falhas no atendimento”, completou.

Por outro lado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alega que a quantidade de dentistas contratados pela Prefeitura de João Pessoa é suficiente para atender 90% da população da cidade. De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Tâmara Guedes, foram contratados 185 dentistas para atuar nos postos.

Segundo ela, além das USFs, a população pode receber assistência no Centro Especializado em Odontologia (CEO) que funciona nos bairros do Cristo Redentor, Torre e Mangabeira.

Até o final do ano, a Prefeitura pretende inaugurar uma quarta unidade em Jaguaribe que receberá os pacientes atendidos no CEO do Centro. “Esse prédio está em situação precária e a Prefeitura decidiu transferir os serviços para Jaguaribe”, completou Tâmara Guedes.

O Ministério da Saúde informou que as USFs que aderiram ao Programa de Saúde Bucal recebem dinheiro para manter o serviço de odontologia. Em caso de descumprimento, elas podem ter os recursos bloqueados e serem descredenciadas. Na capital, todas as USFs aderiram ao programa e estão obrigadas a ter dentista.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp