VIDA URBANA
MP pede ao SUS auditoria no Hospital Alcides Carneiro
Auditoria irá apurar possíveis irregularidades na prestação dos serviços oferecidos pelo Hospital Universitário Alcides Carneiro.
Publicado em 19/04/2012 às 6:30
O Ministério Público Estadual (MPE), através da Promotoria da Saúde de Campina Grande, solicitou, ao Departamento Nacional de Auditoria do SUS, a realização de uma auditoria no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), a fim de que sejam apuradas possíveis irregularidades na prestação de serviços à população.
De acordo com o promotor Herbert Targino, a fila de espera de paciente por cirurgias já se aproxima dos 1.500, devido à redução e, mais recentemente, à interrupção dos procedimentos realizados na instituição. O setor de pronto atendimento também reduziu consideravelmente suas atividades, pois, desde janeiro deste ano, foi iniciada uma reforma no local.
“O HUAC continua recebendo mensalmente R$ 656 mil, afora outros recursos, para realizar os procedimentos na área de saúde, mas não vem cumprindo suas contrapartidas, o que tem ocasionado um sério prejuízo à saúde da população, que está desassistida”, argumenta o promotor. Ele também disse que há atrasos em relação à implantação do Plano de Reestruturação do HUAC, que previa que tanto o centro cirúrgico, como o setor de pronto atendimento estivessem concluídos no ano passado.
A diretora-geral do HUAC, médica Berenice Ramos, disse que não teme a realização de nenhuma auditória, pois a redução dos atendimentos e procedimentos não surgiram do acaso, tendo em vista que o hospital está passando por reformas que buscam melhorar a qualidade do serviço oferecido à população.
Ela disse que tentou todas as alternativas possíveis para não interromper totalmente as cirurgias realizadas no HUAC. A parceria que havia sido firmada, em março, com o Hospital de Trauma de Campina Grande para que parte dos procedimentos fossem retomados no início desse mês acabou não vingando, devido à desistência por parte do Trauma.
Quanto à retomada das cirurgias no próprio Hospital Universitário Alcides Carneiro, Berenice Ramos disse que a obra no bloco cirúrgico está apenas com a parte elétrica pendente, por isso espera que até o final deste mês duas salas de cirurgia, de um total de seis, fiquem prontas.
Quanto à reforma do pronto atendimento, a expectativa é de que a obra fique pronta até o início do próximo semestre.
Comentários