VIDA URBANA
MP-Procon recomenda a retirada de 49 medicamentos do mercado; veja lista
Recall segue orientação da Anvisa. Problemas dos medicamentos variam de ineficácia até adulteração.
Publicado em 30/08/2016 às 12:14
O Procon do Ministério Público da Paraíba expediu nesta terça-feira (30) uma recomendação para que 49 medicamentos sejam retirados do mercado. A orientação foi repassada ao Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos e ao Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas e Medicamentos.
O recall dos medicamentos segue orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As irregularidades encontradas variam de acordo com o medicamento, indo de ineficácia até adulteração.
>>Confira a lista dos medicamentos que devem sair do mercado
O diretor-geral do MP-Procon, promotor Glauberto Bezerra, afirmou que o órgão vai fiscalizar as farmácias e as que estiverem com medicamentos irregulares à venda podem ser punidas, inclusive com prisão. “A partir de agora vamos fazer as fiscalizações e, encontrando, infelizmente haverá a prisão de quem detiver estes medicamentos e dispuser à venda. De outro lado, todas as empresas que colocarem no mercado estão sofrendo investigação”, declarou.
Participaram da reunião onde a recomendação foi expedida representantes dos Conselhos Regionais de Farmácia e Medicina, das Vigilâncias Santiárias do Estado e do Município de João Pessoa, da Comissão de Direito do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba e dos Procons de João Pessoa e Cabedelo.
Comentários