icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

MPPB discute aumento de leitos

Déficit de leitos para atendimento pediátrico, principalmente em UTIs na Paraíba, é debatido em audiência pública.

Publicado em 13/07/2012 às 6:00


Crianças que precisam de internação em leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) enfrentam fila de espera na Paraíba. O déficit de leitos na emergência e até mesmo em enfermarias pediátricas foi discutido ontem, em audiência pública, na promotoria da saúde de João Pessoa. Na ocasião, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional (Caop) das promotorias da Saúde do Ministério Público Estadual, Adriana Amorim de Lacerda, revelou que o Estado dispõe de apenas 49 leitos de UTI, quantitativo que precisaria dobrar para atender à demanda da população.

A falta de leitos tem se agravado com o fechamento de hospitais.

Na capital, no final do ano passado, o Hospital Santa Paula que apesar de ser privado tinha convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) e atendia pacientes da rede pública, encerrou as atividades e após demitir os funcionários está fechado. Já em Guarabira, no Brejo, o Hospital Nossa Senhora da Luz que oferecia atendimento pediátrico e de obstetrícia, exclusivamente, está fechado desde 2010. Em Santa Rita, o hospital infantil da cidade também está fechado. “Toda a população que antes tinha assistência nessas cidades está procurando a capital”, esclareceu a coordenadora da Caop.

O diretor de regulação da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Alessandro Melo, alegou que o município vai ampliar a oferta de leitos . “Já está em construção 10 novos leitos de UTI pediátrica no Hospital Municipal do Valentina Figueiredo, com previsão de conclusão em outubro. Também é possível fazer convênios para acabar com fila no Hospital Estadual Arlinda Marques, para internamento e cirurgias. Em relação ao Hospital Santa Paula, estamos vendo junto com o Estado a possibilidade de reabrir o hospital”, esclareceu.

A presidente da Sociedade Paraibana de Pediatria, Kátia Laureano, que denunciou a falta de leitos pediátricos pede a urgente criação de leitos. “A realidade na Paraíba, tanto em João Pessoa quanto em outras cidades, é preocupante. A gente não encontra vagas nas UTIs pediátricas. Crianças que precisariam de cirurgias e que chegam em parada cardiorespiratória nos hospitais não têm leitos nas UTIs. Alguma coisa precisa ser feita urgente”, declara.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp