VIDA URBANA
MPPB investiga morte em hospital
Promotoria investiga circunstâncias que envolveram atendimento e morte de Gabriela Viegas Barbosa, no Hospital do Valentina.
Publicado em 27/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 02/02/2024 às 11:07
A 1ª Promotoria da Saúde de João Pessoa abriu um inquérito civil público para investigar a morte de Gabriela Viegas Barbosa, de 11 anos, que morreu no último dia 3 no Hospital do Valentina Figueiredo, em João Pessoa. Além do procedimento, o Ministério Público Estadual (MPPB) acompanha também as sindicâncias instauradas pelo Conselho Regional de Medicina na Paraíba (CRM-PB) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que estão apurando o caso.
A promotoria investiga as circunstâncias que envolveram o atendimento e o óbito da menor Gabriela Viegas Barbosa, no Hospital do Valentina, apurando ainda as responsabilidades caso existentes. A promotora de Saúde da capital que está responsável pelo inquérito, Maria das Graças Azevedo, adiantou que tentou ouvir ontem a direção do hospital onde a criança foi atendida, mas os responsáveis não puderam comparecer. Ela disse ainda que aguarda o término da sindicância do CRM, prevista para ser concluída até o dia 2 de agosto e também deve ouvir os familiares da criança.
Conforme adiantou à reportagem do JORNAL DA PARAÍBA, no último dia 6, a promotora de Saúde da capital não descartou a possibilidade de ajuizar uma ação civil pública contra a prefeitura da cidade e levar o caso à Justiça Criminal.
RELEMBRE O CASO
Conforme o laudo elaborado pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO), situado no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, Gabriela Viegas teria morrido de edema pulmonar e cardiopatia hipertrófica. A criança deu entrada no Hospital Valentina Figueiredo, na capital, com quadro de asma brônquica. Na noite do mesmo dia, ela faleceu.
Conforme informações da família, as médicas que atenderam a criança foram informadas de que ela seria alérgica ao medicamento Berotec. Ainda conforme os familiares, a equipe de saúde teria ministrado mais de 10 gotas do medicamento na nebulização aplicada ao longo do dia.
Comentários