VIDA URBANA
Mudança climática retarda a florada dos ipês amarelos em JP
Os ipês amarelos começaram a florir em João Pessoa e enfeitam a paisagem urbana em alguns pontos da capital.
Publicado em 10/01/2012 às 8:00
Os ipês amarelos começaram a florir em João Pessoa e enfeitam a paisagem urbana em alguns pontos da capital. Em virtude das mudanças climáticas, a florada que era para ter ocorrido entre os meses de setembro e dezembro do ano passado não aconteceu, e só agora os ipês dessa espécie começaram a aparecer.
A explicação para a florada incomum dos ipês nesta época do ano ainda é objeto de estudo entre os profissionais da botânica.
Mas, o engenheiro agrônomo da Secretária de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb), Andreson Fontes, acredita que as alterações na temperatura da cidade e a localização das árvores no ambiente urbano tenham provocado o atraso na florada dos ipês amarelos. “Essas árvores sofrem com a influência no clima, como variação na umidade e no aumento da temperatura. Além disso, tem o fator da poluição urbana que pode retardar o fenômeno da florada e interferir no desenvolvimento fisiológico das espécies”, explica.
De acordo com o engenheiro, em 2011 apenas os ipês das espécies roxa e rosa floraram na época prevista e a última florada dos ipês amarelos aconteceu em dezembro de 2010. Ao todo, são 333 ipês catalogados pela Prefeitura, somente em João Pessoa, sendo 297 amarelos e 36 das cores roxa e rosa. O fenômeno de floração dos ipês dura, em média, de 15 a 20 dias.
Comentários