VIDA URBANA
Mudas de árvores nativas são distribuídas na Lagoa
A distribuição foi feita pela Semam em conjunto com a Faepa e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), na manhã de ontem.
Publicado em 22/09/2011 às 6:30
Cem mudas de árvores das espécies nativas da Mata Atlântica, como pau-brasil, ipês amarelos, roxos e de jardim, além de jacarandá e angico, foram distribuídas para a população na manhã de ontem no anel interno do Parque Solon de Lucena, no Centro de João Pessoa. A ação contou com a participação da Secrearia Municipal do Meio Ambiente (Semam), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faepa) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Uma tenda que faz parte do projeto Tenda Verde, da Semam, que reproduz um miniviveiro didático, foi colocada no Parque Solon de Lucena para distribuir mudas de árvores. A entrega também aconteceu em comemoração ao Dia da Árvore. Segundo o engenheiro florestal da Semam, Yuri Araújo, a finalidade dessas ações é incentivar e orientar a população sobre a importância de ter a presença de plantas no meio ambiente.
“Uma cidade com diversas árvores fica mais arborizada e bonita. A presença do verde permite um clima agradável. Além de contribuir para uma qualidade de vida das pessoas que moram no lugar”, afirmou Yuri Araújo. Ele afirmou que mensalmente a Secretaria do Meio Ambiente realiza o projeto em bairros da capital com a finalidade de orientar a população da preservação do meio ambiente.
PROCEDIMENTOS
Na tenda, as pessoas aprendem os procedimentos do plantio de uma árvore e a importância de cada uma delas para o equilíbrio do bioma da cidade. Esse projeto foi criado há três anos através de especialistas do Viveiro Municipal, que fica no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), localizado bairro do Róger. Nesse local existem 40 mil mudas de plantas nativas de Mata Atlântica.
A Semam informa que algumas espécies são plantadas nas encostas e calçadas da cidade.
Comentários