VIDA URBANA
Multas de trânsito aumentam
Aumentou em 14,8% na capital, o número de condutores autuados por infrações de trânsito no 1º semestre do ano, conforme dados da Semob.
Publicado em 01/08/2012 às 6:00
No primeiro semestre deste ano, a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) aplicou, em média, 159 multas diárias em condutores de João Pessoa, por desrespeito às leis de trânsito. Foram 28.984 autuações, entre janeiro a junho de 2012, que superaram em 14,8% os 25.255 registros feitos no mesmo período do ano passado. Excesso de velocidade, estacionamento em área proibida e uso de celular, ao volante, foram as principais irregularidades flagradas.
No ranking das infrações cometidas, o primeiro colocado foi o excesso de velocidade. Nos primeiros seis meses deste ano, 11.520 motoristas foram autuados, com ajuda de radares eletrônicos, instalados pela Semob em pontos estratégicos da cidade. O número equivale a 39,8% do total de infrações cometidas no semestre.
Em segundo lugar, apareceu o estacionamento proibido, que correspondeu a 17,1% dos casos. Foram 4.961 pessoas multadas, em virtude dessa infração. Na lista das ocorrências punidas também apareceram o uso de celular, ao volante, que ocupou a terceira posição, com 14,6% dos registros; o desrespeito ao sinal vermelho, com 13% e o estacionamento sobre a calçada, com 9%. A falta do cinto de segurança também foi motivo de multas e representou 3,9% das autuações expedidas.
Na sétima colocação ficou a ausência do uso de capacete, por parte de motociclistas, com 2,3% das notificações. Já o transporte clandestino de passageiros ficou na última colocação no ranking das multas, com 0,3% dos registros.
Para o diretor de Operações da Semob, Cristiano Nóbrega, o aumento das ocorrências é reflexo do maior rigor na fiscalização.
“Este ano, adquirimos viaturas novas que melhoraram as condições de trabalho de nossos agentes, que ficaram mais motivados e com maior mobilidade para fiscalizar o tráfego na cidade. Além disso, fizemos cursos de capacitação com nossas equipes e as deixamos mais preparadas para coibir as infrações”, explica.
O diretor acrescenta que outro motivo que favoreceu o aumento das multas foi o crescimento da frota pessoense. Segundo o Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran/PB), havia em João Pessoa 259.797 veículos em junho do ano passado. Já no mesmo mês de 2012, essa quantidade passou para 287.336. A variação foi de 10,60%. “Com o aumento da frota, aumenta também a quantidade de condutores nas ruas e também das eventuais infrações cometidas”, frisou Cristiano Nóbrega.
Comentários