icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Municípios festejam São Sebastião

São Sebastião é padroeiro de 16 municípios da Paraíba; seu dia é comemorado em 20 de janeiro e as cidades já iniciaram suas programações.

Publicado em 18/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 01/06/2023 às 16:34

Padroeiro de 16 municípios da Paraíba, São Sebastião tem devotos por todo o Estado. O santo é procurado nos casos de fome, peste, guerra e nas perseguições injustas. Seu dia é comemorado em 20 de janeiro e as cidades já iniciaram suas programações religiosas e sociais em celebração à data.

São Sebastião nasceu no Sul da França, mas, logo cedo, foi morar em Milão, na Itália. Lá ele aprendeu, através dos ensinamentos de sua mãe, a ter devoção a Jesus e se tornou uma pessoa valente em sua fé. Segundo o administrador paroquial da paróquia de São Sebastião no município de Bayeux, padre Liginaldo Miguel, a história de vida do santo padroeiro da cidade não foi fácil. Ele enfrentou fome, desemprego, guerra e perseguições religiosas. “Devido ao desemprego, o santo teve que se alistar nas forças armadas, tornando­se oficial do exército romano. Lá ele teve a oportunidade de testemunhar sua fé”, afirmou.

Deixando casa, amigos, família e tudo o mais para trás, São Sebastião foi um exemplo durante toda a sua vida. “Houve uma grande perseguição aos cristãos no século 303. Muitos foram jogados às feras, outros decepados, e aí, nesse contexto, temos a presença de São Sebastião, que não rejeitou a fé diante dessa situação”, disse Liginaldo.

Nesse período, São Sebastião ajudava a reavivar os corações dos cristãos enfraquecidos diante das torturas. Em 303 o imperador romano exigiu que todos os cristãos se curvassem em adoração diante de si, mas São Sebastião se negou e foi cruelmente assassinado a flechadas.

De acordo com o administrador paroquial, a crença e devoção a esse santo crescem cada vez mais. Padre Liginaldo afirmou que pessoas o procuram pelas mais diversas causas. “Para nós, hoje, e para o povo de Bayeux, ele é um grande exemplo de fé, coragem, luta, capacidade de ser guerreiro e não perder a esperança diante dos desafios e não se deixar intimidar por causa das provações. Isso anima a todos que veem no seu exemplo a possibilidade de ser vitorioso em meio a uma provação”, pontuou.

E para comemorar a data, paróquias de todo o Estado iniciaram suas programações desde o início do mês, com peregrinações nas casas e órgãos públicos. Desde o dia 10 as igrejas iniciaram o novenário de São Sebastião, período de nove dias em que se reza orações direcionadas ao santo no intuito de alcançar alguma graça desejada.

A paróquia de São Sebastião, do município de Bayeux, está comemorando nesse ano a 54ª edição da festa com programações que tiveram início no dia 3 de janeiro e vão até o dia de comemoração do santo, 20 de janeiro. Todos os dias estão sendo celebradas missas com padres de diferentes igrejas e, no encerramento da festa, haverá carreata, missa e quermesse.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA E PROFANA

As programações religiosas de todas as cidades seguirão o mesmo modelo da paróquia do município de Bayeux. Mas, para complementar a festa, diversas prefeituras também investiram nas atrações profanas.

Amanhã será realizada a Corrida de São Sebastião no município de Bayeux. Tradicional atividade esportiva faz parte das comemorações programadas pelo município que também conta com atrações musicais.

Dentre as atrações, estão as bandas Forró de Saia, Forró da Xêta, The Hits e os cantores Luzinete e Valdemir José. A festa acaba domingo.

São Miguel de Taipu também celebra a data com diversas atrações. No município, a festa vai começar no dia 24 e durará três dias. Na programação estão o cantor Amazan e as bandas Forró da Bênção, Banda Feras, Cavalo de Pau, Forró das Arábias, Forró Sétimo Céu, o cantor Marcos Adriano e as bandas Forró da Canxa e Brasas do Forró.

Pilõezinhos iniciou as comemorações sociais de uma das mais tradicionais festas da cidade no último dia 11. Na programação, Sirano e Sirino, Forró na Cola, Banda Encantu's e Duquinha estão entre as principais atrações. Para agradar a todos, a festa ainda conta com o “Palco do Brega”, que tem atrações diárias para quem gosta do ritmo.

Encerramento da festa será no dia 20 com um show religioso da cantora Celione David.

São Sebastião também é celebrado em Alhandra, Umbuzeiro e Juripiranga.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp