VIDA URBANA
Muriçocas do Miramar: confira os esquemas de trânsito, segurança e saúde
Repartições públicas também têm funcionamento modificado devido ao bloco.
Publicado em 07/02/2018 às 7:00 | Atualizado em 07/02/2018 às 15:12
As Muriçocas do Miramar desfilam na avenida Epitácio Pessoa, nesta quarta-feira (7). A passagem do bloco, que tem como atração principal o cantor pernambucano Alceu Valença, altera o trânsito e o funcionamento de algumas repartições públicas em João Pessoa. Além disso, para garantir a folia, a polícia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) reforçam as equipes para atendimento ao público.
>>> Muriçocas do Miramar arrasta multidão nesta quarta-feira de Fogo
A preparação para um dos maiores blocos de arrasto de pré-carnaval do Brasil fez com que o trânsito em alguns pontos da Via Folia, na avenida Epitácio Pessoa, e no bairro de Miramar, fosse modificado na noite desta terça-feira (6). A concentração do bloco acontece tradicionalmente na praça das Muriçocas, e no local foi instalado um palco.
A partir das 7h da quarta-feira todo o entorno da concentração será bloqueado para o tráfego de veículos: Rua Tito Silva, Praça das Muriçocas e Avenida Epitácio Pessoa (sentido Centro-praia) onde estarão estacionados os trios elétricos. Os carros que vêm do Castelo Branco serão desviados pelas ruas Dr. Hermance Paiva e Padre Ayres, próximo à Praça das Muriçocas.
Entre 18h e 19h, a Avenida Epitácio Pessoa (sentido praia-Centro), entre as ruas Giácomo Porto e João Domingos, também será bloqueada. Com o aumento do fluxo de foliões, o bloqueio da Epitácio Pessoa se estenderá até a Avenida Paulino Pinto (ao lado do Mc Donalds), nos dois sentidos.
O penúltimo estágio do bloqueio será a interdição total da Avenida Epitácio Pessoa, sendo permitido apenas o seu cruzamento pela Avenida Professora Maria Sales (sentido Tambaú/Cabo Branco) e Avenida Marcionila da Conceição (sentido Cabo Branco/Tambaú). Com o início do deslocamento do bloco, previsto para 21h, vai ser feito o último estágio de bloqueio, que ocorrerá com o isolamento total de toda a Via Folia, incluindo os cruzamentos.
Segurança e serviços de saúde
Um esquema especial de segurança foi montado pela Polícia Militar (PM) para acompanhar as Muriçocas do Miramar. O esquema prevê a presença de 700 policiais e 100 viaturas, tanto na área do bloco quanto no entorno, inclusive nos principais acessos para o evento.
De acordo com a PM diversos pontos da cidade vão receber reforço. "No entorno do evento, nos pontos de ônibus e no terminal de integração haverá um reforço, principalmente no início e fim do evento, para prevenir a ação de vândalos e evitar possíveis confusões na dispersão do bloco", afirma.
Durante todo o percurso policiais a paisana vão estar no meio do público para identificar possíveis suspeitos em brigas e outras ocorrências. A PM, ainda vai contar com apoio tecnológico com o uso de drones e uma base móvel com câmeras de monitoramento.
O Samu de João Pessoa também montou um esquema especial de atendimento durante o desfile das Muriçocas. A partir das 18h até o final do bloco, uma Unidade de Suporte Básico (USB) extra do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará instalada no Posto 99, na Avenida Epitácio Pessoa e outra USB ficará no cruzamento da Avenida Epitácio Pessoa com a Av. Miguel Sátiro. No estacionamento do supermercado Pão de Açúcar será instalado o Posto Médico com uma USB extra e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) extra.
Para atender os casos de emergência e urgência o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena é o ponto de atendimento de referência. A unidade hospitalar atende casos de vítimas de trauma (acidentes e desastres), violência (física e sexual), queimadura e doenças clínicas em suas fases agudas (acidente vascular cerebral, hemorragias disgestivas).
A diretora geral da unidade, Sabrina Bernardes, chama a atenção para que a população só procure a unidade hospitalar se for casos de urgência e emergência. “Vamos ser criteriosos e rigorosos com relação à forma de admissão na instituição, no sentido de priorizar o verdadeiro perfil do hospital, em casos de urgências e emergências. Os casos corriqueiros de atendimento clínicos decorrente da época carnavalesca como alcoolismo, ressaca, intoxicação alimentar, entre outros, devem ser atendidos em outras unidades hospitalares e Unidades de Pronto Atendimento (UPA)”, explicou.
Funcionamento das repartições públicas
Na quinta-feira, após o desfile das Muriçocas será ponto facultativo até as 12h, nas repartições públicas, funcionando apenas os serviços essenciais. Durante o período de carnaval, os serviços do Governo do Estado ficarão suspensos nos dias 12 e 13 de fevereiro e só voltam a funcionar normalmente a partir das 12h da quarta-feira de cinzas (14). O mesmo calendário foi adotado pela Prefeitura de João Pessoa, que terá os serviços normalizados após as 14h.
Comentários