icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Museu de Ariano deve ser inaugurado ainda este ano

Intenção é inicialmente reunir obras como telas, quadros, fotografias e trabalhos manuais confeccionados pelo próprio romancista.

Publicado em 01/05/2015 às 8:00 | Atualizado em 14/02/2024 às 12:23

A vida e a obra do escritor paraibano Ariano Suassuna devem ganhar mais um multiplicador na Paraíba. Até o final deste ano deverá ser aberto o Museu Armorial dos Sertões, localizado na cidade de Aparecida, Sertão do Estado, com acervo exclusivo do poeta falecido em julho do ano passado. A intenção é inicialmente reunir obras como telas, quadros, fotografias e trabalhos manuais confeccionados pelo próprio romancista no casarão da Fazenda Acauã, que entre a década de 1920 e 1930 pertenceu a João Suassuna, pai de Ariano.

Segundo explicou Laércio Ferreira, secretário de Cultura de Aparecida, o município foi contemplado com uma emenda parlamentar de R$ 400 mil do ex-deputado federal Leonardo Gadelha, que possibilitará a criação do museu que poderá se transformar em um centro de referência do movimento Armorial, segmento artístico alicerçado na obra de Ariano Suassuna. A intenção é que até o mês de dezembro seja finalizado o primeiro dos quatro módulos que será constituído o equipamento cultural.
“Inicialmente nós vamos querer ocupar o espaço ao lado da igreja Barroca que existe na fazenda, com algumas obras de Ariano Suassuna. Em 2013, na última vez que Ariano esteve em Aparecida ele concordou com nosso projeto, já que ele morou nesse local durante alguns anos de sua infância, e por ter um carinho especial pela cidade e pelo povo daqui”, disse o secretário.

Para a confirmação da instalação do museu o projeto foi submetido a apreciação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que aprovou a proposta, mas ainda aguarda toda a documentação necessária para que o Museu Armorial dos Sertões seja aberto.

De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, o setor responsável por convênios indicou que o referido processo encontra-se em fase final de emissão de Parecer Técnico, e que a próxima fase será encaminhar o processo à Procuradoria Federal junto ao órgão para emissão de Parecer Jurídico, e então ser realizada a assinatura de Termo de Convênio.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp