VIDA URBANA
Mutirão vai beneficiar mais de 400 mulheres em Lagoa Seca
Mulheres que trabalham no campo receberão documentos gratuitos, durante um mutirão que faz parte do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural.
Publicado em 02/09/2010 às 14:18
Da redação
Com assessoria
A Prefeitura de Lagoa Seca estima que mais de 400 mulheres compareçam nesta sexta-feira (3) ao mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural. A ação de cidadania acontecerá na comunidade do Alvinho, na Escola José Gomes e deverá atender todas as agricultoras do município que ainda não dispõem de documentos pessoais.
Serão emitidos gratuitamente: registro de nascimento, Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identidade, carteira de trabalho e registro junto ao INSS. As beneficiárias também receberão orientações sobre direitos e políticas públicas e poderão abrir contas bancárias. O Departamento de Transporte do município disponibilizará dez ônibus para fazer a condução das mulheres ao local da ação.
O diretor de Transporte, Edilson Leonel, informou que os ônibus irão percorrer todas as comunidades rurais a partir das 7h. Aqueles que estiverem na cidade de Lagoa Seca terão a sua disposição um ônibus saindo da Praça Severino Cabral (Praça da Matriz), também a partir das 7h. As escolas da zona rural tiveram suas aulas suspensas, para que os ônibus escolares ficassem a inteira disposição do evento, apenas funcionarão as escolas da zona urbana.
Segundo a diretora do Departamento de Educação, Cecita Jerônimo, a suspensão das aulas e a liberação dos ônibus foram necessárias já que se trata de uma ação extremamente importante para as mulheres do campo. “Estamos colaborando com a ação de cidadania, porque entendemos que as principais beneficiadas serão as mães dos alunos que moram na zona rural”, disse.
A documentação civil é condição para o acesso ao Programa Nacional de Reforma Agrária, ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além do conjunto de políticas públicas desenvolvidas pelo Governo Federal, como é o caso do Bolsa Família e dos benefícios previdenciários (aposentadoria rural e auxílio maternidade). Para tirar os documentos, basta comparecer ao local de atendimento, neste caso, na Escola José Gomes, no sítio Alvinho e garantir o direito a cidadania.
O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, executado pelo INCRA, com o apoio do Governo Estadual, Governo Municipal, Governo Federal e Entidades ligadas ao meio rural.
Comentários